Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / CEOs valorizam, mas encontram dificuldades na aplicação de tecnologia

CEOs valorizam, mas encontram dificuldades na aplicação de tecnologia

Levantamento da Accenture mostra que apenas 5% das companhias globais conseguem equilibrar dados com fator humano; executivos brasileiros reforçam o papel da digitalização

Luiz Gustavo Pacete
24/01/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação Stefanini

Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini: “A sustentabilidade também tem que estar no radar na potencialização da tecnologia”

Transformação digital como elemento de mudança em grandes companhias tornou-se um jargão no mundo corporativo. A maioria dos CEOs utiliza a expressão como mantra. No entanto, entre a teoria e a prática ainda existem grandes desafios. Foi o que constatou um levantamento inédito realizado pela Accenture em 12 países com 1140 CEOs, inclusive do Brasil.

A alta liderança considera a combinação entre dados, tecnologia e pessoas essencial para o crescimento de seus negócios, mas apenas 5% das empresas globais estão de fato acessando o valor dessa nova fórmula. Já as companhias atentas a essa oportunidade podem atingir um aumento de produtividade de 11%. De acordo com o estudo, esse ganho de produtividade cai para 4% quando as empresas implementam soluções de dados e tecnologia que não são centradas nas pessoas.

Leia mais: Como a Mastercard Brasil investe em tecnologia para ir além dos cartões

Esse cenário reforça a importância dos C-Level de Recursos Humanos. O CHRO aparece como o principal catalisador nessa combinação entre dados, tecnologia e pessoas. Entre os CEOs entrevistados, 89% afirmam que o CHRO precisa ter papel central para assegurar um crescimento rentável de longo prazo. Todavia, apenas 45% dos CEOs estão criando condições favoráveis para esses executivos.

Dentre os principais benefícios dessa equação para as empresas estão, segundo os próprios CEOs: aumento de performance e produtividade por meio de dados, tecnologia e IA (38%), acesso e criação de talentos diferenciados (38%), aumento da colaboração entre unidades de negócios (35%) e aprimoramento do núcleo digital da companhia (34%).

Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini e colunista da Forbes Brasil, sinaliza que existem outros elementos que adicionam maior desafio aos CEOs quando o tema é a potencialização da tecnologia, lifelong learning, ou aprendizado contínuo dos profissionais, aparece na lista, assim como outra questões, dentre elas, ESG. “A sustentabilidade também tem que estar no radar. Um estudo anual da IBM com CEOs, ‘Lidere o seu impacto: caminhos práticos para conquistar a sustentabilidade transformacional’, que entrevistou mais de 3.000 mil CEOs no mundo todo, apontou que 48% dos entrevistados no Brasil classificam a sustentabilidade como desafio máximo para suas empresas, um aumento de 65% desde 2021.”

Em entrevista recente à Forbes Brasil, Ariel Grunkraut, CEO da Zamp, master franqueadora das redes Burger King e Popeyes e ex-CMTO da companhia, afirmou que existe uma mudança importante na maneira da liderança enxergar o papel estratégico da tecnologia nos últimos anos. “No nosso caso, passamos a considerar tecnologia como negócio e não como custo. Antes, a área ficava sob responsabilidade do financeiro, neste período ela ficou conectada a marketing e vendas”, explica Grunkraut.

Leia mais: Novo CEO do Burger King mantém aporte anual de R$ 60 milhões em tech

Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil, companhia que investiu US$ 5 bilhões recentemente na aquisição de 15 empresas, pontua que “a Mastercard se transformou em uma empresa de tecnologia nos últimos anos e isso tem um impacto direto na maneira como estruturamos, investimos e ampliamos nossos negócios a partir desse equilíbrio entre o humano e a inovação tecnologia”, destacou.

O estudo da Accenture Research foi conduzido na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, EUA, França, Índia, Japão, Singapura, Suíça e Reino Unido e considerou doze segmentos: Bancos, Comunicações e Mídia, Bens de Consumo e Serviços, Energia, Saúde, High Tech, Seguros, Ciências da Vida, Setor Público, Varejo, Software & Plataformas e Serviços Públicos. Os dados da pesquisa foram validados por meio de 17 entrevistas com CEOs e CHROs de grandes organizações em todo o mundo e de diversos setores

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • CEO
  • Clevel
  • CTO
  • inovação
  • investimento
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • Forbes Agro

    Saiba Como os Azeites Borriello e Bem-te-Vi Estão Unindo Terroirs para Fazer Escala

Últimas Notícias

  • soja

    Exportações de Soja dos EUA Podem Cair 20% sem Acordo com a China

  • SLC Agrícola Mais Que Dobra Lucro no 1º Trimestre

  • JP Morgan Eleva Projeção para PIB do Brasil em 2025 e para Inflação em 2026

  • JBS

    Lucro da JBS Cresce 77,6% no 1º Tri, em Linha com a Expectativa

  • Foto de uma pessoa com necessidades especiais utilizando um iPad, da Apple

    Apple Anuncia Novos Recursos de Acessibilidade, Incluindo Anotador em Braile

  • Foto do logo da Raízen

    Raízen Amplia Prejuízo a R$2,5 Bi no Trimestre

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.