Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / “Seria interessante ao Rio de Janeiro vivenciar o Uber durante a Olímpiada 2016”, afirma especialista em internet

“Seria interessante ao Rio de Janeiro vivenciar o Uber durante a Olímpiada 2016”, afirma especialista em internet

Felipe Hillard, da consultoria inglesa Fjord, lembra que o país receberá muitos estrangeiros com o aplicativo instalado no celular. Serviço seria uma forma de evitar longas esperas por um táxi

Françoise Terzian
15/08/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

felipe
O americano Felipe Hillard explica que a grande função do Uber é facilitar a vida de viajantes globais

O americano Felipe Hillard, diretor de desenvolvimento de negócios da consultoria inglesa de inovação Fjord, adquirida pela Accenture em 2013 e especializada em criar experiências digitais aos usuários de internet, mal se mudou para o Brasil e já se deparou com uma guerra entre taxistas e motoristas que fazem uso do aplicativo Uber. Como já morou em Madrid, na Espanha, o filme não é novo para Hillard, que viu o o negócio da Nova Economia morrer no país, após tornar-se completamente ilegal. Em Paris, recorda, taxistas fecharam várias rodovias e atearam fogo em protesto ao “software de carona remunerada”. “Eu gosto do modelo de Londres, que força a competição, que abre espaço para o poder de escolha. E é essa a pergunta que devemos fazer no final do dia”, afirmou a FORBES Brasil, após palestrar a uma plateia composta por 250 empresários e executivos que participam do 6º Fórum de Marketing Empresarial, no Guarujá, neste final de semana.

Sobre o barulho que o Uber vem promovendo no Brasil, Hillard diz que o caminho é igualar as condições de trabalho de taxistas e motoristas particulares do Uber em múltiplos níveis, para ninguém se sentir prejudicado. Isso inclui oferecer licenças a ambos e cobrar taxas iguais. O especialista em tendências de internet, no entanto, é contrário à bandeirada fixa. Neste ponto, ele é a favor do livre mercado. “Agora, sobre a legalização ou proibição do Uber, o poder de veto ou de aceitação, muitas vezes a decisão está nas mãos da cidade (leia-se, do prefeito), que vai definir se igualará as condições de trabalhos ou amenizará as exigências aos taxitas. Em Long Beach, na Califórnia, por exemplo, a discussão é a mesma. Só que a Prefeitura está ajudando os taxistas a competir com o Uber a partir de reduções de tarifas, dentre outras ações”, conta.

UBER TEM FUTURO?

O Uber sobreviverá? Ao invés de dar uma resposta direta, ele prefere abrir o tema para discussões. “Toda indústria tem tecnologias disruptivas. O desafio do Uber é criar valor e, hoje, o único valor que eu enxergo em seu uso é para o viajante internacional, que não precisa trocar de aplicativo e nem de cartão de crédito quando precisa de um carro em São Paulo, em Londres ou em qualquer outra cidade que tenha Uber disponível. A experiência é a mesma. Eu me pergunto, no entanto, qual o valor do Uber para quem vive em São Paulo ou Londres e não viaja? Além de pontos como preço melhor e conforto, é preciso ter algo mais. Não sei o que seria este algo mais, mas é necessário ter”, analisa.

Apesar dos obstáculos enfrentados hoje pelo negócio, Hillard faz um alerta ao Brasil: “seria muito interessante que o Rio de Janeiro vivenciasse o Uber durante os Jogos Olímpicos em 2016. No Carnaval, havia uma fila enorme de espera para conseguir um táxi. Imagine na Olimpíada, com a quantidade de estrangeiros que virão ao Rio, como o Uber traria novas experiências”, reflete.

 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • carona
  • taxi
  • Uber

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa Renova Recorde Histórico e Fecha Perto dos 139 Mil Pontos

  • Pepe Mujica

    Morre José Alberto Mujica (1935-2025), Ex-presidente do Uruguai

  • Presidente dos EUA, Donald Trump, e príncioe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman

    Trump Garante Promessa de Investimento Saudita de US$ 600 Bi em Viagem Pelo Golfo

  • Magda Chambriard

    Petrobras Reforça Que Queda de Petróleo Pede Austeridade e Controle de Custos

  • Global Eggs Compra Granja Legaria na Espanha

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.