Dicas para conquistar uma vida mais rica

Getty Images
Segundo Stewart Friedman, viver com integridade é buscar a harmonia entre as diferentes partes de nossas vidas

Dr. Stewart Friedman é um professor da Wharton Business School que passou toda a sua carreira estudando a eficiência pessoal e da liderança no mundo corporativo. Segundo ele, uma “vida mais rica” exige três iniciativas: ser autêntico, íntegro, e inovador.

LEIA TAMBÉM: 26 maneiras práticas de ganhar dinheiro

O especialista é autor de dois best sellers – “Liderança Total: Como Obter Sucesso Profissional Enriquecendo Sua Qualidade de Vida” e “Leading the Life You Want: Skills for Integrating Work and Life” (não disponível em português) – e oferece consultoria para algumas das maiores empresas do mundo.

O Dr. Stewart Friedman conversou com a FORBES e deu dicas para deixar a vida mais satisfatória:

FORBES: Como a integridade pode afetar os relacionamentos de uma pessoa consigo mesma e com os demais?

Stewart Friedman: A autoconsciência é a essência da autenticidade. Ser íntegro significa ter consciência dos nossos principais relacionamentos, sabendo como eles se encaixam aos nossos valores e visão.

A raiz latina da palavra “integridade” significa, basicamente, um todo que se encaixa, que tem coerência. Então, viver com integridade é buscar a harmonia entre as diferentes partes de nossas vidas.

Para fazer isso, nós devemos: esclarecer expectativas mútuas com pessoas em nossos papéis na vida; construir redes de apoio no trabalho e ao longo da nossa existência; ajudar o próximo; e gerenciar de forma inteligente os limites entre seus papéis.

FORBES: Que papel a inovação desempenha na liderança, e como ela ajuda a produzir harmonia entre trabalho, vida pessoal, comunidade e família?

SF: Tudo que devemos saber sobre pessoas bem-sucedidas é que todas elas querem ser inovadoras – agem com criatividade e estão sempre buscando um caminho melhor.

SAIBA MAIS: 3 dicas para viajar o mundo e ganhar dinheiro

FORBES: Ao usar o seu modelo de liderança pessoal, que tipo de diálogo se deve ter com as partes interessadas – amigos, família, clientes etc.?

SF: A parte principal da abordagem da liderança total é fortalecer nossos relacionamentos mais importantes por meio de um diálogo genuíno sobre expectativas mútuas e, assim, construir uma rede de confiança. Qualquer pessoa é capaz de fazer isso, mas requer tempo e paciência.

Comece pensando em quem são as pessoas mais importantes da sua vida e por que elas são importantes para você. Como essas expectativas se ajustam aos seus valores? Em seguida, aconselho a pensar nos interesses de ambas as partes. E, a parte mais difícil, conversar com eles para esclarecer tudo aquilo que você pensa.

Se você for como a maioria dos meus clientes e alunos, perceberá que o que as outras pessoas esperam de você é diferente do que você acha que esperam de você. As pessoas que você considera importantes provavelmente vão dizer que querem que você seja bem-sucedido e que estão dispostas a ajudá-lo caso precise.

Para a maioria das pessoas, essas conversas são libertadoras e reduzem o estresse. O mais importante de tudo é que, com isso, as pessoas se sentem mais próximas de você.

FORBES: Qual é a sua principal prioridade agora?

SF: Fazer o que puder para ajudar a próxima geração.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).