Facebook constrói inteligência artificial no “Minecraft”

Divulgação
Robô vai poder aprender com os comandos dentro do jogo

Resumo:

  • O Facebook está treinando um novo assistente de inteligência artificial dentro do jogo “Minecraft”;
  • A ideia dos pesquisadores é explorar a variedade do game e usar o aprendizado em futuras tecnologias do mundo real;
  • A IA vai responder a ordens de voz dos jogadores e poderá ser baixada;
  • “Minecraft” foi o jogo mais vendido do mundo, atingindo a marca de 170 milhões de unidades comercializadas, e tem hoje 90 milhões de jogadores mensais.

O Facebook está usando o popular jogo “Minecraft” para ajudar a treinar um novo assistente artificialmente inteligente. Em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a rede social publicou discretamente, em julho, um artigo que detalha a função da tecnologia. O objetivo é treinar a inteligência artificial (IA) dentro do game para executar tarefas por comando de voz.

LEIA MAIS: Facebook leva reconhecimento facial a todos os usuários

“Neste trabalho, defendemos a construção de um assistente virtual situado no jogo, a fim de estudar o aprendizado pela interação e, principalmente, o aprendizado da interação com a linguagem”, explicam os pesquisadores na publicação.

De acordo com a equipe de cientistas, o “Minecraft” é o ambiente perfeito para treinar a IA, já que o game é um “sandbox”, modo de jogo em que os jogadores podem se mover, lutar, criar, explorar e construir objetos em um mundo virtual.

O assistente de IA criado pelos pesquisadores do Facebook Research e do MIT será essencialmente um robô no videogame. O assistente vai interagir com os jogadores e executar as tarefas que eles pedirem.

Os cientistas esperam que a IA aprenda com as diferentes interações com humanos e, finalmente, aumentar a gama de tarefas que é capaz de executar. Um exemplo é que os jogadores podem fazer com que o bot construa certos tipos de estruturas ou colete materiais específicos.

“Em vez de desempenho sobre-humano em uma única tarefa difícil, estamos interessados ​​em competência em um grande número de tarefas mais simples, (talvez mal) especificadas por seres humanos”, afirmam os pesquisadores no artigo.

Jogadores interessados ​​em usar o assistente para “Minecraft” do Facebook já podem baixar o bot no GitHub. Mesmo que esteja ainda nos primeiros passos, os estudiosos esperam que a IA possa eventualmente executar tarefas complexas, como “construir uma torre acima das nuvens usando água”. Veja, abaixo, o robô em ação:

“Queremos criar um assistente inteligente que possa fazer o que os usuários quiserem [no jogo]”, dizem os pesquisadores no documento. “Exemplos simples de tarefas do assistente podem variar desde a construção de estruturas simples ou complexas a paisagens de uma cidade inteira, quebrando, dançando, pegando multidões [criaturas de Minecraft] etc.”

O “Minecraft” é um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, superando clássicos como “Tetris” e “Super Mario Bros.”, com mais de 170 milhões de cópias comercializadas. Mais de 90 milhões de pessoas jogam o game todos os meses.

Pesquisadores do Google já treinaram sistemas de IA para competir com jogadores profissionais de “Starcraft II” e o jogo de tabuleiro chinês “Go”. Mas eles acham que o sistema pode ajudar a superar um novo problema, ajudando os computadores a analisar e entender o complexo discurso humano.

Mesmo quando um jogador fala para ferramenta construir uma estrutura, o bot precisa entender o que cada palavra significa e distinguir medidas, materiais, localização e outras informações contextuais. Inevitavelmente, essa IA pode ser usada para executar tarefas complexas no mundo real.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).