Uber vai lançar plataforma de pagamentos no Brasil

Getty Images
Gigante da mobilidade se prepara para anunciar o Uber Pay e antecipa criação de um marketplace para desbancarizados

A Uber vai anunciar um novo ecossistema de pagamentos no Brasil, que permitirá que usuários usem dinheiro para comprar créditos e pagar por serviços, por meio do celular, e criará um marketplace voltado aos desbancarizados.

A Forbes apurou que o novo sistema, chamado Uber Pay, foi lançado ontem (26) em uma apresentação restrita a alguns convidados. Isso ocorreu antes do anúncio oficial, que segundo uma fonte, está previsto para o megaevento Money 20/20, que vai discutir o futuro do dinheiro em Las Vegas (EUA) no mês que vem.

O Uber Pay vem para resolver desafios de mercados como o Brasil, onde há uma intensidade no uso de dinheiro resultante do grande número de pessoas que não tem uma conta bancária, aproximadamente, 45 milhões, segundo o Instituto Locomotiva.

Pagamentos em dinheiro também criam problemas de ordem prática para motoristas do aplicativo, que precisam dar troco para passageiros, bem como questões de segurança.

Usuários poderão transferir dinheiro para o Uber Pay de outras contas, por meio de pagamentos por boleto ou depósitos feitos em rede credenciada.

***

Outro objetivo da Uber com a nova carteira digital é desenvolver uma série de oportunidades de negócio por meio de parceiros de marketplace, que poderão usar a API do novo serviço.

Possibilidades consideradas pela empresa incluem permitir que usuários transformem milhas aéreas em viagens com a Uber. O típico desbancarizado não costuma acumular viagens de avião, mas o exemplo ilustra as ambições da plataforma para alcançar um público que usa seus serviços de mobilidade, mas não está incluso no sistema financeiro.

A Ebanx, fintech de pagamentos cross-border, será responsável pelo processamento de pagamentos da Uber na nova plataforma em toda a América Latina, por meio de cash vouchers e boletos e é a única empresa brasileira envolvida no grupo de parceiros iniciais.

Outros parceiros do projeto Uber Pay são a norte-americana GreenDot, que desenvolve tecnologia de cartões de débito pré-pagos; a holandesa Adyen, provedora de soluções de pagamento para e-commerce; e a Rapyd, empresa inglesa que tem uma plataforma de fintech-como-serviço que inclui funcionalidades como verificação de identidade.

***

Congresso discute tecnologias emergentes em educação

O papel da inovação e das tecnologias emergentes será o tema da sétima edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, que acontece em 3 de outubro, às 11h, no World Trade Center, em São Paulo. Palestrantes confirmados incluem Maite Leite, chief country officer e head de global transaction banking da Deutsche Bank Brasil, além de Wagner Sanchez, diretor-acadêmico de graduação da FIAP, e Marcelo Milani, coordenador de tecnologias educacionais do Colégio Humboldt. Haverão também espaços de conexão com um grupo de cerca de 50 startups, agências de financiamento e grandes empresas presentes.

 

Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC, The Guardian e outros.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).