Paixão produtiva: como alcançar sucesso fazendo o que ama

Divulgação
A tal paixão produtiva nos ajuda não apenas a criar uma boa ideia, mas também a trabalhar para fazer dela um sucesso

Nenhum negócio começa do nada. Toda marca ou empresa foi resultado de uma ideia, um sonho, uma paixão. No entanto, a paixão de um empreendedor por si só não é o suficiente para construir uma empresa de sucesso. Essa paixão deve ser o nosso combustível para continuarmos trabalhando constantemente em busca de bons resultados.

Eu sei como é importante ter uma paixão produtiva. Muita gente diz que eu faço a minha carreira como empreendedora, coach de comunicação e jornalista parecer fácil, mas poucos sabem o esforço que eu coloco todos os dias na busca pelas minhas metas e objetivos.

Minha paixão pelo jornalismo, pela comunicação, pelo universo feminino e a minha vontade de compartilhar com vocês tudo o que pode vir a facilitar a vida da mulher que trabalha e cuida da família não só fez a minha empresa e meus produtos prosperarem, mas também possibilitou que eu fizesse disso minha missão de vida. Inspirar e empoderar cada vez mais mulheres a descobrirem seu propósito, a sua voz, assim como eu descobri.

A tal paixão produtiva, investir emocionalmente no seu trabalho não apenas ajuda sua empresa a crescer, como também melhora sua saúde e bem-estar. Combinar essa paixão produtiva com as técnicas e experiências adquiridas em campo nos ajuda a priorizar nossas metas e sermos honestos sobre quais os próximos passos que queremos alcançar na carreira.

Hoje, divido com vocês três maneiras como a paixão produtiva me ajudou muito a prosperar na minha carreira. Espero que você aproveite alguma coisa pra sua carreira também.

1) A paixão aumentou minha autoconfiança

Se você acredita que seu sonho é realizável, você agirá de acordo para o colocar em prática. Use sua paixão para manter suas metas diárias e mensais sempre ao seu alcance. A confiança que você deposita no seu futuro vai resultar em números positivos para você e sua empresa. Como já dizia Steve Jobs: “Você precisa encontrar o que ama. A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz”. Mantenha esse amor pelo seu trabalho, confie que você é capaz de o concretizar e siga em frente.

2) A paixão me guiou por todo o processo criativo

É claro que, quanto mais emocionalmente ligadas estivermos às nossas metas, mais trabalharemos para as realizar. Por isso, aproveite esse sentimento e se deixe ser guiada por ele. O apego emocional a uma ideia irá a motivar a responder e-mails, fazer novas conexões, melhorar as estratégias de marketing ou ficar acordada a noite toda a fim de solucionar aquele probleminha que ainda parece não ter solução. E, quando você se sentir desmotivada, deixe que a sua paixão produtiva a lembre o porquê de ter começado essa jornada em primeiro lugar. Você vai encontrar a motivação que precisa para continuar.

3) A paixão me deu impulso e energia

Foi graças à minha paixão produtiva que eu resisti a longas horas de trabalho e a muitos problemas, sem sucumbir, inclusive emocionalmente. Por isso, use essa conexão emocional que você tem pela sua marca, empresa ou ideia para manter seu entusiasmo e nível de energia lá no alto, sempre se lembrando de fazer pausas curtas para tomar um café, para meditar, almoçar com uma amiga, fazer exercícios ou curtir um cinema com o parceiro, especialmente quando estiver sobrecarregada.

Começar nosso próprio negócio não é fácil, mas se você é apaixonada pelo seu sonho, não há nada que você não possa fazer, pode acreditar. Deixe sua paixão produtiva alimentar seu trabalho e persistência e ela se tornará a melhor maneira de você conquistar o que deseja.

 

Fabiana Scaranzi é apresentadora, com passagens na Globo e na Record, à frente dos programas Jornal Hoje, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Globo Rural, Fantástico e Domingo Espetacular. É autora do livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, CEO da FAB PRODUÇÕES e formada em Coach de Vida e Carreira pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Em 2019, abriu o primeiro coworking feminino do Brasil.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).