“Eu fui um empreendedor durante toda a minha vida”: Ronaldo Nazário dá dicas para ter sucesso na carreira

Divulgacao
Divulgacao

O empresário agora é sócio majoritário do Valladolid

Em entrevista ao vivo pelo Instagram ao CEO e publisher da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, o ex-jogador de futebol e empresário Ronaldo Nazário falou sobre sua trajetória profissional tanto como futebolista como no mundo dos negócios, e deu dicas para o sucesso.

“Não devemos esperar a oportunidade cair de bandeja na nossa frente, temos que nos adaptar à realidade e buscar a melhor opção”, ele disse ao contar sobre uma das suas primeiras experiências no futebol. Em sua primeira peneira, ao perceber a competição acirrada para as posições nas quais jogava, Ronaldo acabou assumindo a posição de goleiro naquele dia. O jogador passou pelo teste, e no fim do dia, ele pediu ao treinador se podia mostrar como ele jogava em outras posições. Ronaldo acabou federado e, de quebra, na posição que queria.

LEIA MAIS: O poder da adaptação: como a Vittude continua crescendo em meio à crise

Outra recomendação diz respeito ao controle emocional. Ronaldo contou sobre a segunda vez que rompeu o tendão patelar em campo e sobre como o nervosismo pode tomar conta em situações críticas como aquela. “Eu entrei em desespero. A dor nem era tão forte assim, eu consegui aguentar, mas a cabeça já ia a milhão. Pensando ‘O que é isso? O que está acontecendo? Qual risco eu vou ter?’” Para ele, o amor pelo esporte foi o que tornou sua recuperação possível. Nas palavras e Ronaldo: “As pessoas têm que realmente se envolver, gostar muito do que faz. Isso já te dá forças para superar os obstáculos”.

Em 2011, o jogador se lançou como empresário, mas, sempre se mantendo no mundo do esporte, criou a agência de marketing esportivo 9ine. O ex-atleta explicou que mesmo como jogador, era responsável por gerir sua própria imagem, então, a transição aos negócios não foi radical. “Eu fui um empreendedor durante toda a minha vida.”

Hoje em dia, Ronaldo gere a Octagon, empresa de consultoria e gestão de projetos, que ele já comanda há cinco anos, além de ser sócio do Valladolid na Espanha. Para o empresário, suas experiências anteriores foram fundamentais, mesmo que não tenham dado os resultados esperados. “Não foi tudo planejado, mas era o que eu buscava para mim.”

Clique no vídeo abaixo para assistir a entrevista completa de Ronaldo na Forbes Live com Antonio Camarotti. Para assistir outras entrevistas ao vivo, entre no canal da Forbes Brasil no Youtube.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).