Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Flávio Rocha: PIX favorece o protagonismo do varejo nas cadeias produtivas

Flávio Rocha: PIX favorece o protagonismo do varejo nas cadeias produtivas

Com onda de modernização econômica, o novo cenário que se esboça permitirá uma verdadeira democratização do crédito

Flávio Rocha
05/11/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Constantine Johnny/Getty Images
Constantine Johnny/Getty Images

A nova realidade é uma grande oportunidade, mas um desafio ainda maior para o comércio

Às vésperas da introdução do sistema instantâneo de pagamentos – o PIX, que entra em vigor em novembro – o varejo se prepara para assumir de vez o papel de protagonista de um ecossistema nascido da sua relação simbiótica com as instituições financeiras.

O PIX, na realidade, é apenas a mais recente ferramenta que fará o varejo se transformar no grande protagonista das cadeias produtivas. As outras são o open banking (que permite a portabilidade do crédito), o cadastro positivo (que identifica o bom pagador) e a Lei Geral de Proteção de Dados, válida desde agosto. Somados, esses instrumentos induzem o compartilhamento de dados, reduzindo substancialmente a assimetria da informação.

Trata-se do empoderamento do consumidor, que terá acesso a crédito mais abundante e mais barato. Calcula-se que só o cadastro positivo permitirá que milhões de novos clientes sejam incluídos no mercado financeiro. É um exército de pessoas que, sem esse mecanismo de avaliação, não teriam acesso ao crédito para comprar bens.

O fato de essas quatro iniciativas terem surgido numa mesma onda de modernização econômica é equivalente a um fenômeno tão raro e auspicioso quanto o alinhamento dos astros. Ao premiar o bom pagador, ao valorizar o dono de um histórico responsável, o novo cenário que se esboça permitirá uma verdadeira democratização do crédito, em benefício da sociedade como um todo.

É preciso um recuo no tempo para encontrarmos algo que tenha tido impacto semelhante no varejo. Eu diria que o atual enraizamento da visão de plataforma para o comércio – incentivada por esse Big Bang do sistema financeiro no Brasil – tem provavelmente a mesma importância da criação do código de barras, há 40 anos, por Sam Walton, o fundador da Walmart, que revolucionou as lojas no final do milênio passado a partir de sua cadeia nos Estados Unidos.

“O atual enraizamento da visão de plataforma para o comércio tem provavelmente a mesma importância da criação do código de barras, há 40 anos, por Sam Walton, o fundador da Walmart.”

A nova realidade é uma grande oportunidade, mas um desafio ainda maior para o comércio. A gestão passiva das lojas simplesmente não terá mais lugar. Ficou para trás o tempo do lojista que abre as portas de manhã e espera o cliente entrar. O universo varejista obedecerá cada vez mais a regras distintas, como as formuladas pelo visionário Jack Ma, fundador do Grupo Alibaba, o maior império do varejo digital do mundo, com sede na China.

Trata-se de um mundo em que a fronteira entre os ambientes físico e virtual será cada vez mais difusa. É um mundo sinergético comandado por superaplicativos que criam uma realidade expandida onde o cliente circula como se estivesse em um shopping center que cabe na tela de seu smartphone. É uma descrição que, embora possa soar futurística, corresponde ao que já fazem os lojistas mais antenados.

As grandes exigências do novo modelo farão com que muitos empresários do ramo fiquem de fora. Estamos diante de um sistema em que, como dizem os americanos, the winner takes it all. O vencedor leva tudo porque, entre os maiores concorrentes, não haverá mais espaço para quem se mostrar refratário a ingressar no novo ecossistema. O mercado não perdoa a obsolescência.

Quem quiser sobreviver terá que investir em tecnologia que faça sentido da massa bruta de dados que teremos à disposição. Os bancos sabem se o cliente é bom ou não. Nós, varejistas, além dessa informação básica, saberemos onde ele anda e a que horas, quantos filhos tem, qual seu esporte favorito, para que time torce ou se meias coloridas e gravatas extravagantes são do seu agrado. Estaremos no olho do furacão, no epicentro do terremoto que fará nascer um varejo altamente tecnológico. Quem viver verá.

Flávio Rocha é Presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • colunas
  • crédito
  • ferramenta
  • Flávio Rocha
  • FORBES
  • FORBES Brasil
  • instituições financeiras
  • Lei Geral de Proteção de Dados
  • PIX
  • Tecnologia
  • Varejo

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Maior Museu do Uísque do Mundo Está na Argentina e Vale US$ 30 Milhões

  • Forbes Mulher

    Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

Últimas Notícias

  • confiança do consumidor

    Confiança do Consumidor dos EUA se Deteriora Ainda Mais em Maio

  • Banco do Brasil: resultados de 2024

    Agronegócio Reduz Lucro do BB em 20,7% e Ações Recuam 13% na Abertura

  • GTA

    Take-Two Prevê Receita do Ano Abaixo do Esperado após Atraso em “GTA VI”

  • Foto da Fachada de uma das sedes do Google

    Google Atinge 150 Milhões de Usuários para Serviço de Assinatura com Ajuda de IA

  • Unidade frigorífica da Marfrig em Promissão, São Paulo

    Marfrig Vai Incorporar BRF, Formando MBRF, com Receita de R$ 152 Bilhões

  • ABPA Diz Que Caso de Gripe Aviária Confirmado no Brasil “É Pontual”

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.