O lugar do conhecimento no admirável novo mundo digital

Em um cenário onde as mudanças tecnológicas acontecem de forma cada vez mais acelerada, é preciso se manter curioso e aberto às novidades.

Federico Grosso
Compartilhe esta publicação:
Run Photo/Getty Images
Run Photo/Getty Images

Se manter curioso e buscando conhecimento é importante para acompanhar as rápidas evoluções tecnológicas

Acessibilidade


Grande parte do aprendizado técnico sobre tecnologia que preciso ter para fazer meu trabalho eu aprendi no último ano. Com duas décadas e meia de carreira na área de inovação, dificilmente as tecnologias que vi há dez ou cinco anos seguem em voga.

Já a aceleração digital vista em 2020-2021 me permite afirmar com segurança que as tecnologias utilizadas agora também serão substituídas rapidamente. Esse é o admirável mundo digital, em que a evolução desenfreada transforma tudo o que conhecemos dia após dia.

LEIA TAMBÉM: O paradoxo de marcar presença sem estar presente

Liderar uma companhia enquanto essa transformação digital acontece em uma velocidade vertiginosa exige esforço redobrado dos executivos, uma vez que é preciso manter a estratégia e a visão da empresa muito claras para toda a equipe. É como se estivéssemos mudando os trilhos de lugar com o trem em movimento, a todo instante.

Não quero ser alarmista, pelo contrário: sou otimista e acredito que, na mesma rapidez com que a tecnologia evolui, temos excelentes oportunidades de adquirir e compartilhar mais conhecimento para compreender as mudanças e tendências. É o que eu chamo de cultura do aprendizado. Os líderes são bons leitores e quando estão em organizações que têm esse pilar enraizado conseguem chegar a um alto nível de inovação e criatividade.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Nessa busca incessante por me manter atualizado e incentivar meu time a fazer o mesmo, encontrei uma excelente obra com provocações para líderes se tornarem mais conscientes do seu papel no sucesso da equipe e da empresa. Trata-se do livro “The 15 Commitments of Conscious Leadership: A New Paradigm for Sustainable Success”, dos autores Jim Dethmer, Diana Chapman e Kaley Warner Klemp. Nele, a característica de ser uma pessoa curiosa foi listada com uma das habilidades essenciais na liderança consciente e bem-sucedida.

Não poderia concordar melhor com esse insight porque a inovação, o conhecimento e a própria solução de problemas caminham lado a lado com a curiosidade. Parece ser uma habilidade tão simples, porém a maioria das pessoas ainda está mais preocupada em sempre ter razão do que aprender e deixar padrões antigos para trás. Como podemos pensar fora da caixinha sem ter a curiosidade de sair dela?

Para algumas pessoas pode ser realmente difícil se desvencilhar das “coisas como elas são” e adotar o novo em sua vida profissional. Afinal, é um cenário muito diferente das gerações passadas, em que os estudos terminavam com a conclusão da universidade ou até do MBA. Agora, a obtenção de mais conhecimento não acaba jamais, principalmente para quem deseja inovar de forma disruptiva e ser relevante para o mercado no longo prazo.

Ser um líder curioso é essencial para atrair talentos com essa mesma característica, além de fomentar o mindset da aprendizagem diária na equipe. Assim, é possível provar outro valor muito importante: o compartilhamento de novos aprendizados entre colegas. Não há mais espaço para silos e conhecimento dividido por áreas.

A colaboração e a integração total dentro de uma empresa passaram a ser peças-chave nesse quebra-cabeça da transformação tecnológica. Por isso, acredito que a cultura do aprendizado e do conhecimento contínuo tem ocupado cada vez mais um lugar central no nosso volátil e admirável novo mundo digital.

Federico Grosso é general manager da Adobe para América Latina.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: