Amazon usará IA para reforçar distanciamento social

 Steven Hunt/Getty Images
Steven Hunt/Getty Images

Sistema de rastreamento baseado em IA vai reforçar medidas de distanciamento social

A Amazon lançou hoje (16) um sistema de rastreamento baseado em inteligência artificial para reforçar medidas de distanciamento social em seus escritórios e centros de distribuição para ajudar a reduzir qualquer risco de contrair o novo coronavírus entre seus funcionários.

O anúncio ocorre enquanto a maior varejista online do mundo está sendo observada de perto por parlamentares e sindicatos dos Estados Unidos sobre se está fazendo o suficiente para proteger seus funcionários da pandemia.

LEIA MAIS: Apple e Google lançam tecnologia de rastreamento de contato

Monitores instalados nos centros de distribuição da empresa mostrarão os trabalhadores que estão mantendo uma distância segura em círculos verdes, enquanto os funcionários mais próximos serão destacados em círculos vermelhos, disse a Amazon.

O sistema, chamado de Assistente de Distância, usa imagens de câmeras das instalações da Amazon para também ajudar a identificar áreas de tráfego intenso.

A Amazon, que abrirá o código da tecnologia por trás do sistema, não é a primeira empresa a recorrer à IA para monitorar o distanciamento social.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

Várias empresas disseram à Reuters que o software baseado em câmeras e IA serão cruciais para que sua operação continue, pois permitirá mostrar não apenas para os funcionários e clientes, mas também para seguradoras e reguladores, que eles estão monitorando e reforçando práticas seguras.

No entanto, ativistas de privacidade levantaram preocupações sobre o rastreamento cada vez mais detalhado de pessoas e instaram as empresas a limitar o uso da IA à pandemia.

VEJA TAMBÉM: O que acontece com a privacidade em tempos de pandemia

O sistema está ativo em algumas instalações, disse a Amazon nesta terça-feira, acrescentando que planejava implantar centenas dessas unidades nas próximas semanas. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).