Após a eliminação relativamente precoce nesta edição da Copa do Mundo, a Alemanha pode estar prestes a iniciar uma nova era, com um novo treinador.
Segundo o jornalista esportivo Fabrizio Romano, o treinador Jürgen Klopp já aceitou o convite e será o novo treinador da Alemanha.
Até então, a equipe era treinada por Julian Nagelsmann. O treinador disse que a seleção alemã “não fazia mais parte da elite” após a derrota para o Paraguai nos pênaltis durante a rodada de 16 avos. O jogo havia terminado 1 a 1 durante os 120 minutos.
Com a eliminação da Alemanha, Nagelsmann decidiu entregar o cargo após reunião com dirigentes da Federação Alemã de Futebol (DFB), encerrando um ciclo de cerca de três anos à frente da equipe europeia.
Agora, a DFB alinha apenas detalhes e pormenores para anunciar Klopp como treinador, segundo Romano.
Ex-Borussia Dortmund e ex-Liverpool, o treinador atua como diretor global de futebol do grupo Red Bull, cargo que assumiu no ano passado.
Romano, que noticia a troca no comando da seleção alemã, é um jornalista especializado em transferências no mundo do futebol.
Com mais de 46 milhões de seguidores nas redes sociais, ele já antecipou:
- A ida de Mauro Icardi do Barcelona para a Sampdoria
- Contratação de Bruno Fernandes no Manchester United, de saída do Sporting CP
- Ida de Lionel Messi do Barcelona ao PSG
- Contratação de Cristiano Ronaldo na Juventus
- Ida de Kai Havertz ao Chelsea
- Saída de Zidane do Real Madrid
No ano de 2022, Romano entrou para a Forbes Under 30 na Europa, na categoria de mídia e marketing. No mesmo ano, recebeu o prêmio de Melhor Jornalista de Futebol no Globe Soccer Awards.
Quem é Jürgen Klopp, provável novo treinador da Alemanha
Jürgen Norbert Klopp nasceu em 1967 e é um executivo de futebol alemão, ex-técnico e ex-jogador.
Como jogador, já atuou pelo FC Pforzheim, Eintracht Frankfurt II, Viktoria Sindlingen, Rot-Weiss Frankfurt e Mainz 05.
Como treinador, atuou pelo Mainz 05 entre 2001 e 2008. Depois, foi ao Borussia Dortmund, equipe na qual permaneceu entre 2008 e 2015, faturando a Bundesliga em 2010-11 e o doblete nacional em 2011-12 (Bundesliga e DFB-Pokal), além de levar o clube à final da Champions League em 2013. Foi o treinador que ficou mais tempo no clube alemão.
No Liverpool, ficou entre 2015 e 2024, conquistando a Champions League de 2019, a Premier League da temporada 2019-20, a UEFA Super Cup, o FIFA Club World Cup, a FA Cup e a EFL Cup (duas vezes). Assim, é o técnico mais vitorioso da história do clube inglês em termos de títulos combinados.
Ele é conhecido por implementar uma técnica chamada de “Gegenpressing”. Nessa tática, a equipe tenta recuperar imediatamente a posse ao perder a bola, em vez de recuar para se reorganizar.
A Alemanha no pós-2014
O auge recente da Alemanha nos mundiais foi em 2014. Após eliminar o Brasil na semifinal, a seleção bateu a Argentina na final, durante a prorrogação, com um gol de Mario Götze.
Quatro anos depois, no entanto, a campanha começou mal, com uma derrota por 1 a 0 para o México, sendo a primeira vez que o campeão da Copa anterior perdia o jogo de estreia.
Venceu a Suécia no jogo seguinte, mas perdeu por 2 a 0 para a Coreia do Sul, sendo eliminada na fase de grupos, tornando-se a quarta campeã consecutiva a não passar da primeira fase.
Em 2022, no Catar, a seleção perdeu por 2 a 1 para o Japão na estreia, empatou com a Espanha e venceu a Costa Rica por 4 a 2 na última rodada. Todavia, saiu eliminada em terceiro lugar no grupo, pois o Japão ganhou da Espanha.
Nesta edição da Copa, a Alemanha conseguiu passar da fase de grupos, mas teve a primeira derrota da sua história por pênaltis para o Paraguai durante a rodada de 16 avos.