Agenda cheia reduz ânimo de investidores

Ricardo Moraes/Reuters
As bolsas asiáticas subiram, mas praticamente na margem

O bom humor global tem um dia menos intenso, as bolsas asiáticas subiram, mas praticamente na margem. A gradual retirada de medidas de bloqueio motivadas pela Covid-19 em várias partes do mundo vem alimentando o apetite por risco na Ásia.

No entanto, o dia é mais pesado por conta da reunião do Banco Central Europeu e alguns indicadores do mercado de trabalho norte-americano.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

O Banco Central Europeu anunciou que subirá em € 600 bilhões o volume de compras de ativos. Com isso atingirá € 1,35 trilhão, valor bem maior do que o esperado por investidores. As taxas de juros ficaram inalteradas.

Pensando em Brasil, foi anunciado que o pacote de compras de ativos foi prolongado até junho de 2021. O Banco Central brasileiro já sabe que tem 12 meses pela frente de política monetária expansionista no exterior, ao menos de um dos principais bancos centrais.

Ainda na região, segundo a Eurostat, as vendas no varejo da zona do euro recuaram 11,7% em abril ante março. O resultado veio abaixo dos 19% previstos por investidores.

A maioria dos deputados do parlamento holandês aprovou ontem (3) moção contra a ratificação do acordo comercial do Mercosul com a União Europeia (UE), anunciado no ano passado. A questão ambiental, relacionada à agricultura no Mercosul, foi o argumento central para o voto dos holandeses. Eles citaram nominalmente as relações do Brasil com a Amazônia. Então, pela quarta semana seguida temos algum tipo de revés econômico para o nosso país, por conta de questões ambientais.

No Brasil, segundo a coluna “Radar”, o governo pode dar mais uma sinalização positiva ao Supremo Tribunal Federal (STF) e orquestrar a saída do ministro da Educação, Abraham Weintraub. O fato seria bem interpretado pelo mercado, com uma crise a menos para acompanhar no país.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).