Yellen diz que precisa "entender profundamente" frenesi com GameStop antes de agir

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

A secretária também afirmou ser preciso garantir o funcionamento apropriado dos mercados financeiros

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou hoje (4) que ela e reguladores do mercado financeiro precisam, antes de tomarem quaisquer ações, “entender profundamente” o que aconteceu no frenesi de negociações envolvendo a GameStop Corp e outras ações de varejo nos últimos dias.

Yellen terá reunião com reguladores de mercado nesta quinta-feira, e disse ao programa Good Morning America, da emissora de TV ABC: “Realmente precisamos garantir que nossos mercados financeiros estejam funcionando de forma apropriada, eficiente e que os investidores estejam protegidos”.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

A secretária disse à ABC que os reguladores vão “discutir se os eventos recentes justificam ou não mais ação” e acrescentou: “precisamos entender profundamente o que aconteceu antes de agir, mas com certeza estamos observando com cuidado esses eventos.” Yellen não especificou quais ações potenciais poderiam ser tomadas por reguladores para responder à situação.

A reunião acontece após dias de frenesi nas ações da varejista de videogame GameStop, da fabricante de fones Koss Corp, da cadeia de cinemas AMC Entertainment e em outras ações e commodities, num movimento alimentado pelo fórum Wall Street Bets, hospedado na mídia social Reddit.

Em sua primeira entrevista à imprensa desde que assumiu o cargo na semana passada como primeira mulher no comando do Tesouro dos EUA, Yellen também afirmou que um forte plano de estímulo federal é necessário para superar o abalo econômico provocado pela pandemia de coronavírus. “Nunca tivemos nada tão grande mesmo durante a grande recessão. Precisamos garantir que as pessoas tenham empregos. Se não tiverem empregos, que tenham apoio”, disse. (com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).