Morre Marco Maciel, ex-vice-presidente da república no governo de FHC

Agência Senado
Agência Senado

Marco Maciel estava internado em um hospital da capital federal em decorrência de uma infecção

Morre Marco Maciel, ex-vice-presidente da República nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2003), na madrugada de hoje (12), aos 80 anos. Ele estava internado em um hospital da capital federal em decorrência de uma infecção. O político teve falência múltipla dos órgãos.

O político nasceu em Recife, em 1940. Maciel conquistou a primeira eleição como deputado estadual em 1960 e, em 1970, foi eleito deputado federal. Ele ficou conhecido por criar um projeto de combate à seca em Pernambuco, durante a gestão de Ernesto Geisel (1974 – 1979). Nos cinco anos seguintes, ganhou mais força ao se tornar um articulador entre a oposição e o regime militar. Em 1994, Maciel foi nomeado vice-presidente na chapa de Fernando Henrique Cardoso, onde ocupou o cargo até 2002.

LEIA TAMBÉM: Senado aprova autorização para quebra de patentes de vacinas contra Covid-19

Quando tentava seu quarto mandato como senador, em 2010, ele sofreu sua primeira derrota nas eleições pernambucanas e, então, desistiu de se candidatar novamente, assim, disputando sua última eleição.

O partido Democratas, cujo Maciel ajudou a fundar, lamentou sua morte em uma publicação no twitter, informando que “ele foi um dos mais importantes quadros do nosso partido.”

O atual governador de São Paulo, João Dória, também fez uma publicação em condolências aos familiares de Maciel.

O político foi diagnosticado com mal de Alzheimer em 2014 e, em março deste ano, com Covid-19. Na ocasião, a esposa de Maciel, Ana Maria, informou que ele estava sendo tratado. Em maio, tomou a segunda dose da vacina contra o coronavírus.

Segundo o Senado Federal, o velório está marcado para a tarde deste sábado (12), fechado para familiares e amigos. O sepultamento ocorrerá ao fim do dia, no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília. Maciel deixa mulher e três filhos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).