Ibovespa acompanha exterior positivo e opera em alta

Paulo Whitaker/Reuters
Paulo Whitaker / REUTERS

Papéis da Vale são destaque do pregão de hoje (12) após alta dos preços do minério de ferro

O Ibovespa avança nesta segunda-feira (12), com as ações da Vale (VALE3) entre os principais suportes na esteira da alta dos preços do minério de ferro na China, enquanto o noticiário corporativo destaca os papéis de Embraer (EMBR3). Às 15:20h, o Ibovespa subia 1,78%, a 127.659 pontos.

A alta ocorre após uma semana negativa, afetada pelo exterior menos favorável e um clima político cada vez mais conturbado no país, que afastaram o principal índice da bolsa paulista ainda mais do seu recorde.

LEIA MAIS: A jornada de 17 anos de Richard Branson: o primeiro bilionário a conquistar o espaço

“Com o aumento da instabilidade política e preocupações com o avanço da variante delta da Covid, investidores se tornam mais céticos com o momento atual do mercado brasileiro”, observa a equipe da Genial Investimentos.

O primeiro pregão da semana também é marcado por ajustes ao movimento de alta na sexta-feira (9) em Wall Street, já que as negociações na B3 foram suspensas em razão do feriado no estado de São Paulo.

Os índices Nasdaq e S&P 500 tocaram novas máximas históricas hoje, com investidores aguardando o início da temporada de balanços do segundo trimestre e uma série de dados econômicos.

Seis dos 11 principais setores do S&P avançavam no início do pregão. Tecnologia, serviços de comunicação e consumo discricionário – que abrigam as gigantes Tesla, Apple, Facebook e Amazon.com – lideravam os ganhos. As ações de energia e outros setores ligados à economia caíam após uma forte recuperação na sexta-feira.

Às 15:20h de Brasília, o índice Dow Jones tinha alta de 0,32%, a 34.982 pontos. O S&P 500 avançava 0,29%, a 4.382 pontos, e o Nasdaq subia 0,11%, a 14.718 pontos.

O foco dos próximos dias deve recair ainda sobre indicadores econômicos, incluindo dados importantes de inflação e vendas no varejo dos Estados Unidos. O mercado também acompanhará o depoimento do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, no Congresso norte-americano na quarta (14) e quinta-feiras (15), em busca de sinais sobre a inflação e política monetária do banco central do país.

O dólar registra baixa depois de subir mais cedo em meio ao clima político tenso em Brasília. Às 15:20h, a moeda norte-americana recuava 0,90%, a R$ 5,1871 na venda.

Alexandre Netto, head de câmbio da Acqua-Vero, afirma que alguns investidores esperavam esse movimento de recuperação do real após várias desvalorizações diárias consecutivas nos últimos pregões.

As ações europeias também atingiram novas máximas nesta segunda, mas as preocupações com o ritmo da recuperação econômica fizeram dos setores defensivos a melhor oferta, enquanto as ações de viagens despencaram com a variante Delta do coronavírus se tornando dominante.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,68%, a 1.778 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,69%, a 461 pontos e atingiu 461,10, ampliando os ganhos da sexta-feira. O DAX da Alemanha também atingiu brevemente uma nova máxima de 15.806 pontos, antes de fechar pouco abaixo desse nível.

As ações do setor imobiliário, de serviços públicos e saúde estiveram entre os setores que mais ganharam no dia, com altas entre 1,4% e 1,6%. Os papéis de empresas de viagem e lazer caíram 1,3%, com as companhias aéreas britânicas liderando as perdas. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).