Ibovespa fecha em alta após Fed subir juros para 0,25%

Investidores aguardam decisão de política monetária do Copom, que será anunciada hoje.

Vitória Fernandes
Compartilhe esta publicação:
Joshua Roberts/Reuters
Joshua Roberts/Reuters

A menor tolerância à inflação por parte do Federal Reserve movimenta o mercado

Acessibilidade


O Ibovespa fechou em alta de 1,98%, a 111.112 pontos após o pregão desta Super Quarta (16), que contou com a decisão do Federal Reserve, o banco central dos EUA, de aumentar as taxas de juros para 0,25%. O anúncio, feito às 15h, movimentou o fim da sessão e impulsionou os índices de Wall Street.

A primeira alta em três anos da taxa nos EUA veio acompanhada por um plano agressivo para empurrar os juros de volta a patamares baixos em 2023.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

No discurso, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o mercado de trabalho teve um bom desempenho nos últimos meses, o que diminuiu a taxa de desemprego e pressionou a inflação. Ele acrescentou que o conflito na Ucrânia deve continuar a impulsionar o aumento dos preços.

O Fed informou ainda que planeja o mesmo ajuste de 0,25% pontos percentuais em cada uma das seis reuniões restantes de 2022, o que levaria a meta para uma faixa entre 1,75% e 2% no ano. Até o fim de 2023, a taxa básica de juros é vista em 2,8%.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“O mercado já está precificando essa alta de 0,25%, que veio em linha com as expectativas. Apenas um integrante do Comitê votou acima disso. É importante aguardarmos a ata para termos mais informações sobre quais serão os próximos passos do Fed”, avalia Luiz Carlos Corrêa, sócio da Nexgen Capital.

Para Andrey Nousi, CFA e fundador da Nousi Finance, a situação ainda é muito fluida, mas a reação inicial é negativa. Na visão dele, o grande vencedor na Bolsa dos Estados Unidos hoje foi o setor financeiro, que tradicionalmente se beneficia de reajustes dos juros.

No Brasil, a expectativa fica por conta da divulgação da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a alta da Selic. A expectativa é que a taxa suba um ponto percentual.

No mercado acionário, o destaque positivo do dia ficou para as ações da CVC (CVCB3), que surpreenderam e subiram 17,5% após a companhia divulgar prejuízo de R$ 145,8 milhões no quarto trimestre de 2021.

Do lado negativo, as ações da Yduqs (YDUQ3) recuaram 10,48% após informar resultados fracos no último trimestre do ano.

Em Wall Street, os principais índices fecharam em alta após a definição da política monetária vir dentro do esperado pelos investidores. O Dow Jones avançou 1,55%% a 34.063 pontos; o S&P 500 subiu 2,24%%, a 4.357 pontos; e o Nasdaq fechou em alta de 3,77% a 13.436 pontos.

O dólar fechou em queda de 1,28% cotado a R$ 5,0925.(Com Reuters)

Compartilhe esta publicação: