Economia da zona do euro tem duas velocidades com serviços em alta e indústria em dificuldades

O PMI Composto preliminar da S&P Global subiu a 55,8.

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Charles Platiau/Reuters
Charles Platiau/Reuters

O Índice de Gerentes de Compras Composto preliminar da S&P Global subiu a 55,8 em abril

Acessibilidade


O crescimento empresarial da zona do euro acelerou inesperadamente neste mês, com o setor de serviços do bloco registrando forte aumento da atividade uma vez que os consumidores deixaram de lado a alta dos preços, mostrou uma pesquisa.

A indústria, no entanto, teve dificuldades uma vez que os problemas da cadeia de abastecimento causados pela pandemia foram exacerbados pela invasão da Ucrânia pela Rússia e por renovados lockdowns na China.

LEIA TAMBÉM: Operadores precificam mais de 80 pontos básicos de altas de juros pelo BC até o fim do ano

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto preliminar da S&P Global subiu a 55,8 em abril de 54,9 em março, ante expectativa em pesquisa da Reuters de queda a 53,9. Leitura acima de 50 indica crescimento.

“Abril registrou uma economia na zona do euro em duas velocidades. A indústria ficou perto de estagnar devido às restrições de oferta, aumento dos preços e sinais de que os gastos foram afetados pela aversão ao risco devido à guerra”, disse Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“Também em abril a indústria sofreu devido a uma mudança na demanda de bens para serviços em meio a restrições menores contra a pandemia, mais notadamente através de um salto recorde nos gastos em atividades como viagens e recreação.”

O PMI do setor de serviços foi à máxima em oito meses de 57,7 em abril ante 55,6 em março e expectativa de 55,0.

Mas o PMI da indústria caiu à mínima de 16 meses de 55,3, ante 56,5 em março, embora tenha ficado acima da expectativa de 54,7.

Compartilhe esta publicação: