Cogna retoma expansão das receitas e tem lucro no 1º tri

Compartilhe esta publicação:

Por Aluisio Alves

Acessibilidade


SÃO PAULO (Reuters) – A empresa de educação Cogna voltou a ter expansão das receitas no primeiro trimestre, após vários períodos em queda, o que a levou à lucratividade.

A companhia anunciou nesta quinta-feira que teve lucro ajustado de 55,3 milhões de reais entre janeiro e março, aumento de 58,7% sobre mesma etapa do ano passado, quando foi fortemente atingida pelos impactos da pandemia de Covid-19.

No período, a receita líquida da companhia atingiu 1,177 bilhão de reais, aumento de 6,4% ano a ano, refletindo sobretudo o resultado positivo da unidade de educação básica Vasta.

No relatório, a companhia afirmou que já tinha conseguido melhorar suas margens e que o desempenho do primeiro trimestre marca o início de uma segunda etapa, “onde buscaremos rentabilidade com crescimento, ainda que o contexto econômico brasileiro nos imponha uma série de desafios”.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recorrente cresceu 24%, para 401,6 milhões de reais, com a margem Ebitda evoluindo 4,8 pontos percentuais, a 34,1%.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Analistas, em média, esperavam Ebitda de 344,4 milhões de reais para a Cogna no primeiro trimestre, segundo dados da Refinitiv.

Porém, o resultado financeiro líquido foi negativo em 225 milhões de reais, uma piora de cerca de 63% ano a ano atribuída pela empresa à alta da Selic.

UNIDADES

A Cogna afirmou no balanço que a base de alunos da unidade de ensino superior Kroton cresceu cerca de 12%, para 1,09 milhão de estudantes.

A nova unidade KrotonMed, criada em meio a uma onda de consolidações e movimentos de parcerias na indústria de saúde do país nos últimos meses, terminou o trimestre com 556 vagas de graduação de medicina. A empresa afirmou que pediu ao Ministério da Educação mais 80 vagas, que podem ser aprovadas nos próximos trimestres. A expectativa da companhia é encerrar 2022 com 636 vagas em medicina.

Segundo a Cogna, no primeiro trimestre, a KrotonMed teve receita líquida de 115 milhões de reais, com Ebitda recorrente de 50 milhões. Os valores representam menos de 25% do resultado esperado para o ano.

Na Vasta, a Cogna afirmou que a unidade adicionou no trimestre 766 novas escolas à plataforma em comparação ao ciclo 2021, ultrapassando 1,5 milhão de alunos utilizando o sistema de ensino da empresa. A receita líquida da Vasta saltou 35,5% no período, a 380,5 milhões de reais.

Compartilhe esta publicação: