Ibovespa avança no início da semana; mercados operam sem índices dos EUA

Bolsas de Wall Street estão fechadas por conta do Memorial Day; dólar comercial recua

Redação
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O principal índice da Bolsa brasileira, o Ibovespa, inicia a semana em alta de 0,60%, aos 112.610 pontos, às 10h15 (horário de Brasília). Os mercados operam hoje (30) sem os índices da maior economia global, os Estados Unidos, por conta do feriado Memorial Day, que homenageia oficiais das forças armadas mortos em combate.

No cenário doméstico, a agenda econômica conta com os dados do IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) da Fundação Getúlio Vargas, que mostra uma alta de 0,52% em maio, depois de registrar um avanço de 1,41% no mês passado.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Além disso, a FGV mostrou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou a subir 0,35% em maio, de alta de 1,53% no mês anterior. “A gasolina, combustível com maior destaque no orçamento familiar, subiu 1,01% em maio, depois de ter avançado 5,86% em abril”, detalhou André Braz, coordenador dos índices de preços da Fundação Getúlio Vargas.

Outro ponto de destaque é a confiança de serviços do Brasil, que registrou em maio seu maior patamar em sete meses, diante de melhora na percepção tanto sobre o momento atual do setor quanto sobre os próximos meses.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Segundo a FGV, em maio, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 2,1 pontos, para 98,3 pontos, máxima desde outubro de 2021 (99,1). Este foi seu terceiro mês seguido de avanço.

Internacional

O mercado acionário da China subiu pela quarta sessão consecutiva, com as ações de Xangai em máximas de cinco semanas, uma vez que a capital Pequim e o centro financeiro de Xangai aliviaram as rigorosas medidas de controle da Covid-19.

Xangai registrou alta de 0,60% e o Shenzhen avançou 1,07%. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 2,06% e, em Taiwan, o Taiex ganhou 2,12%. Em Tóquio, o Nikkei teve alta de 2,19% e, em Seul, o Kospi avançou 1,20%.

As Bolsas europeias mantêm o cenário positivo e operam em alta nesta manhã. Por lá, o economista-chefe do Banco Central Europeu, Philip Lane, disse ao jornal espanhol Cinco Dias que o BCE deveria aumentar as taxas de juros em incrementos de 0,25 ponto percentual em julho e setembro.

Lane também disse que o banco não está alheio à possibilidade de fragmentação financeira no bloco monetário de 19 países e estava “empenhado em impedi-la” dentro dos limites do mandato do banco.

Já nos Estados Unidos, as Bolsas se mantêm fechadas por conta do feriado Memorial Day, o que deve reduzir a liquidez dos negócios. No entanto, os índices futuros continuam operando.

O Dow Jones futuro sobe 0,52%, enquanto  S&P 500 e Nasdaq ganham, respectivamente, 0,68% e 1,09%.

O dólar comercial, por sua vez, recuava 0,82% a R$ 4,699. (Com Reuters)

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: