Mubadala cria grupo de ensino de medicina com compra de duas faculdades na Bahia

Compartilhe esta publicação:

 

Acessibilidade


Por Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) – A Mubadala Capital, braço de gestão de ativos do fundo soberano de Abu Dhabi, anunciou nesta quinta-feira a compra de duas faculdades de medicina na Bahia, que formarão uma instituição conjunta, na esteira de negócios similares no país em que grupos de ensino superior têm cindido escolas em negócios separados.

A Mubadala Capital comprou o controle das faculdades de medicina da UniFTC e da Unesulbahia. O valor da transação não foi divulgado.

O negócio não inclui outros cursos do Campus de Salvador nem as faculdades e Centros Universitários da Rede UniFTC em outras cidades, que serão mantidos com seus acionistas atuais, afirmou a empresa em comunicado.

“A instituição, que nasce com o campus da Unesulbahia, em Eunápolis e a Medicina de Salvador, contando com investimento do Mubadala Capital, deverá alavancar, a médio prazo, um projeto de relevância nacional”, afirmou William Oliveira, membro do conselho de administração da nova empresa, no comunicado.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A presidência-executiva ficará a cargo de Thiago Sayão, ex-presidente da Adtalem Global Education no Brasil.

A Cogna montou no ano passado uma unidade de ensino reunindo seus cursos de medicina, KrotonMed, que teve receita líquida de 115 milhões de reais no primeiro trimestre, com Ebitda recorrente de 50 milhões. Os valores representam menos de 25% do resultado esperado para o ano.

Também em 2021, a rival Ânima, dona das marcas São Judas e Anhembi Morumbi, vendeu 25% de participação em sua subsidiária de medicina Inspirali para a empresa de investimentos especializada em saúde DNA Capital por 1 bilhão de reais.

Compartilhe esta publicação: