A Ben & Jerry’s, linha de sorvetes premium da Unilever, preparou uma ação especial para o Dia do Sorvete, comemorado hoje (23). A ação visa aumentar a visibilidade do público LGBTQIA+. Em cada sorvete vendido nas lojas o consumidor vai levar dois sabores pelo preço de um. “Isso vai tornar nossa proposta tangível”, diz Luiz Henrique Dente, Head de Ice Brasil da Unilever e responsável pelas marcas Kibon e Ben & Jerry’s.
A campanha chega em um momento no qual o mercado de sorvetes, especialmente as marcas premium, está se recuperando do tombo provocado pela pandemia. Durante a fase de isolamento social, a compra de sorvetes fora de casa desabou, e o aumento do consumo doméstico não foi capaz de compensar essa queda. “Foi um momento difícil para o setor, pois boa parte dos sorvetes são vendidos em lojas e em experiências”, diz Dente.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Queda no consumo
Em 2020, dado mais recente da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis), o consumo per capita caiu para 4,98 litros, baixa de 5,9% em relação aos 5,29 litros de 2019. O consumo total recuou para 1,055 bilhão de litros em 2020, ante 1,107 bilhão em 2019.
Agora, afirma o executivo da Unilever, o mercado está se recuperando, e as marcas premium vem crescendo mais depressa do que a média. Não há estimativas consolidadas para o setor. No entanto, a avaliação é que essas marcas representem cerca de 15% do negócio, estimado em R$ 13 bilhões por ano pela Abis.
Nova logística
No caso da Ben & Jerry’s, o crescimento ocorre em um momento de mudança estratégica. De olho no aumento do consumo via delivery durante a pandemia, a marca premium vai ampliar sua rede e alterar sua estratégia de distribuição. “Cada uma das lojas da Ben & Jerry’s vai funcionar também como um centro de distribuição para facilitar a entrega de sorvetes nas regiões próximas”, diz Dente.
Sorvetes são muito perecíveis e requerem temperaturas controladas, especialmente durante o verão, pico do consumo. Assim, a expectativa da empresa é que essa nova estratégia amplifique as vendas via delivery da marca.
Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022