A família Brenninkmeijer, fundadora da C&A, prepara uma mudança de geração no comando da COFRA Holding AG, grupo responsável pela gestão dos negócios e investimentos da família. Florian Brenninkmeyer, atual diretor financeiro da companhia, foi nomeado presidente do conselho de administração, cargo que assumirá em abril do ano que vem.
Ele sucederá Martijn Brenninkmeijer, que deixará a presidência após 12 anos à frente da organização. Martijn foi CEO da COFRA entre 2015 e 2018 e ocupa a presidência do conselho desde então.
Sediada na Suíça, a COFRA Holding AG é uma holding familiar com operações na Europa, nas Américas e na Ásia. O grupo mantém investimentos em diferentes áreas, incluindo soluções para gestores de investimentos, por meio da Bregal, imóveis, com a Redevco, e gestão de ativos, por meio da Anthos Fund & Asset Management. A carteira também inclui negócios de varejo e energia limpa. Segundo a companhia, a COFRA busca usar seus negócios para “ser uma força para o bem” no mundo, missão que começou há mais de 180 anos.
Passagem da 5ª para a 6ª geração de acionistas
A troca marca a passagem da quinta para a sexta geração de acionistas da família, cuja história empresarial remonta a 1841, quando Clemens e August Brenninkmeijer fundaram a C&A. A companhia afirma que a renovação geracional e o envolvimento direto da família na gestão são pilares da transformação da COFRA em um grupo de gestão de investimentos orientado por uma missão.
Durante o período em que Martijn esteve à frente da organização, a COFRA elevou seus ativos sob gestão para € 40 bilhões, diversificou a carteira entre ativos financeiros e reais e ampliou as estratégias de investimento em parceria com outros investidores.
“Foi uma honra servir como presidente em nome dos acionistas da família e trabalhar com o CEO da COFRA, Boudewijn Beerkens, nossos executivos e o grupo de acionistas para renovar a direção estratégica da companhia”, afirmou Martijn em comunicado.
Segundo ele, a passagem do comando para Florian representa a continuidade de uma tradição da família. “A renovação geracional, o envolvimento dos acionistas e os investimentos feitos com convicção são fundamentais para nossa empresa familiar desde o início. É motivo de orgulho poder agora passar o bastão para Florian”, disse.
Florian, que integra a sexta geração da família, é diretor financeiro da COFRA. Antes de assumir o cargo, liderou a área de finanças do grupo e ocupou posições nas áreas financeira e de liderança da própria COFRA, da incorporadora Redevco, da C&A e do banco Rabobank.
John Singer, integrante do comitê de governança e nomeações do conselho da COFRA e diretor independente da holding, afirmou que Florian tem conhecimento amplo do portfólio de negócios da companhia e experiência em finanças e transformação.
“Ele tem uma sólida trajetória em finanças e transformação, além de uma reputação de equilíbrio, capacidade de colaboração e liderança ponderada”, afirmou Singer.
Florian deixará o cargo de diretor financeiro em 31 de dezembro, para preparar a transição para a presidência do conselho. A COFRA informou que seu sucessor ainda será anunciado.
“Assumo o cargo de presidente com senso de responsabilidade para garantir que a COFRA continue evoluindo, direcionando nossa experiência, energia e capital para negócios e investimentos capazes de criar valor e cumprir nossa missão”, disse Florian.