10 maneiras de aplicar as realidades virtual e aumentada na educação

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Os ótimos exemplos abaixo devem deixá-lo animado com as possibilidades de usar a realidade aumentada e virtual na educação

A realidade estendida (XR, na sigla em inglês) engloba realidade virtual, aumentada e mista, e utiliza a tecnologia para criar experiências digitais mais imersivas. No meu último livro, “Extended Reality In Practice” (“Realidade Estendida na Prática”, em tradução livre), examino a variedade de setores onde a XR está sendo utilizada, e um dos meus preferidos é o da educação.

Os ótimos exemplos abaixo devem deixá-lo animado com as possibilidades de usar a realidade aumentada e virtual na educação.

Siga todas as novidades da Forbes Tech no Telegram

Veja, na galeria a seguir, 10 exemplos de como educadores e pesquisadores estão usando a realidade virtual e aumentada para ajudar seus alunos a aprender e a se desenvolver além da sala de aula:

  • 1. Dar vida aos conceitos científicos por meio da realidade aumentada. Podemos usar esta tecnologia para criar um tornado e, em seguida, trazê-lo à sala de aula para que os alunos possam vivenciar essas tempestades destrutivas de perto. Os estudantes também podem fazer um tour de realidade aumentada por uma colmeia para observar seu funcionamento interno e explorar como as abelhas trabalham juntas para apoiar a comunidade.

    SDI Productions/Getty Images
  • 2. O aplicativo SkyView permite que os alunos explorem o universo usando sobreposições de realidade aumentada do céu noturno. Com a plataforma, qualquer pessoa pode apontar seu dispositivo móvel para cima e identificar estrelas, constelações, planetas e até satélites.

    Matt Bird/Getty Images
  • 3. Quando eu estava na escola tínhamos que dissecar sapos na aula de biologia para aprender sobre os órgãos internos dos animais. Esse processo foi nojento para nós e também foi horrível para as rãs! Agora, o aplicativo Froggipedia permite que os alunos explorem os órgãos internos de um sapo por meio da tecnologia de realidade aumentada.

    JGI/Tom Grill/Getty Images
  • 4. O Microsoft HoloLens desenvolveu uma forma de médicos e estudantes de medicina aprenderem sobre o corpo humano usando realidade mista. Os alunos podem acompanhar o fluxo da corrente sanguínea, isolar, ampliar e até mesmo caminhar pelos componentes do corpo humano não apenas para entender a anatomia, mas também aprender sobre como tratar diferentes condições médicas.

    MR.Cole_Photographer/Getty Images
  • 5. Produzido para a BBC pela Immersive VR Education, o sistema 1943 Berlin Blitz em 360° usa imagens da vida real de um ataque noturno à Alemanha nazista para ajudar os alunos a entender como era viver um evento histórico significativo.

    valentinrussanov/Getty Images
  • 6. A maioria dos professores não pode levar seus alunos para um acampamento no Monte Everest ou para visitar o Louvre, em Paris. No entanto, eles podem fazer ambas atividades em uma série de viagens escolares altamente envolventes com o Google Expeditions.

    urbancow/Getty Images
  • 7. Se você já quis praticar um discurso para um público online antes de subir em um palco real, agora você pode colocar seus óculos de realidade virtual e fazer exatamente isso. O VirtualSpeech ajuda o usuário a melhorar suas habilidades de falar em público com simulações imersivas e realistas.

    Maskot/Getty Images
  • 8. O jogo Museu de Belas Artes de realidade virtual do software Steam permite que os usuários vejam pinturas e esculturas de classe mundial de perto, incluindo a Mona Lisa, sem ter que brigar com as multidões ou os vidros de proteção dos museus físicos.

    lechatnoir/Getty Images
  • 9. As empresas de treinamento também podem usar a realidade estendida para situações profissionais. Alguns departamentos de polícia já estão usando realidade virtual para treinar policiais a lidar com distúrbios ou prender pessoas em situações específicas, com o propósito de tornar as ruas mais seguras para os cidadãos e policiais.

    Colin Anderson Productions pty ltd/Getty Images
  • 10. Aprender um idioma pode parecer muito teórico quando você está lendo livros. Mas empresas de software educacional de realidade virtual como a Mondly podem fornecer uma experiência de aprendizagem imersiva sem você ter que viajar para um país estrangeiro. Nestas plataformas, você pode ter conversas reais com pessoas reais, tornando o aprendizado de seu idioma mais poderoso e duradouro.

    Uwe Krejci/Getty Images

1. Dar vida aos conceitos científicos por meio da realidade aumentada. Podemos usar esta tecnologia para criar um tornado e, em seguida, trazê-lo à sala de aula para que os alunos possam vivenciar essas tempestades destrutivas de perto. Os estudantes também podem fazer um tour de realidade aumentada por uma colmeia para observar seu funcionamento interno e explorar como as abelhas trabalham juntas para apoiar a comunidade.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).