Associação lança plataforma para auxiliar transformação digital de PMEs

Em parceria com empresas da nova economia, Associação Brasileira Online to Offline quer digitalizar mais de 100 mil negócios até o fim de 2021 .

Matheus Riga
Compartilhe esta publicação:
Pexels
Pexels

Criado pela ABO2O, o Movimento Digitalize oferece cursos e ebooks feitos por mais de 20 empresas para empreendedores

Acessibilidade


A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), em parceira com mais 20 empresas da chamada nova economia, criou uma plataforma para auxiliar pequenas e médias empresas na jornada de transformação digital. A iniciativa servirá como um ponto de apoio às pequenas e médias empresas (PMEs) que tiveram de focar suas atenções nas redes sociais e plataformas de comércio eletrônico após a pandemia de Covid-19. Segundo pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas), publicada em fevereiro deste ano, sete em cada dez companhias utilizam canais de vendas online. No ano passado, esse número era de cinco para cada dezena.

Intitulado Movimento Digitalize, o projeto da ABO2O já está operando e conta com cursos em vídeo e ebooks sobre assuntos relacionados ao comércio no ambiente digital, como, por exemplo, criação de lojas virtuais, integração com marketplaces e posicionamento em mecanismos de busca. Todo conteúdo de cada módulo na plataforma foi desenvolvido por empresas parceiras, como Google, Mercado Livre, Loggi, Rappi, Hotmart, GetNinjas, Shopee, Sympla, Loja Integrada e B2W. O acesso é gratuito pelo https://movimentodigitalize.com.br/.

Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram

Em entrevista à Forbes, o presidente ABO2O e do conselho de comércio eletrônico da FecomercioSP, Vitor Magnani, diz que o projeto do Movimento Digitalize começou a ser desenhado no ano passado, quando os empreendedores passaram a olhar mais para os canais digitais por conta da pandemia. “Muitos deles migraram para o digital sem conhecimento das tecnologias e de como adaptar sua operação para a dinâmica do online”, afirma. “O resultado foi frustração. Então, o projeto vem com a ideia de passar conhecimento com credibilidade de quem sabe operar essas ferramentas. As empresas serão professoras nessa iniciativa.”

A meta do projeto, segundo Magnani, é digitalizar pelo menos 100 mil negócios até o final deste ano. “Queremos ser o maior movimento de digitalização da economia, auxiliando e ensinando qualquer empreendedor, do vendedor ao prestador de serviço, o passo a passo para ter seu negócio digital”, afirma. Para alcançar esse objetivo, a ABO2O tem conversado com o governo do estado de São Paulo e o Sebrae-SP para integrar o Movimento Digitalize ao programa Empreenda Rápido, que capacita os donos de negócios paulistas com cursos sobre gestão financeira, acesso a crédito e regularização do negócio.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: