Startup diz que protótipo de bateria entrega autonomia de 1,2 mil km em teste

Our Next Energy (ONE) pretende começar a produzir as baterias com o dobro da autonomia das atuais até o final de 2023.

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Tesla Model S, usado no teste da Our Next Energy

Acessibilidade


A Our Next Energy (ONE), uma startup norte-americana criada há dois anos, disse hoje (5) que um Tesla Model S equipado com um protótipo de sua bateria alcançou autonomia de 1.210 quilômetros (752 milhas) sem recarregar.

A startup pretende começar a produzir baterias com autonomia semelhante – cerca do dobro da maioria dos veículos elétricos existentes – até o final de 2023, de acordo com Mujeeb Ijaz, fundador e presidente-executivo da ONE.

LEIA TAMBÉM: Tesla quer fabricantes chinesas de baterias nos EUA

“Planejamos fabricar (baterias) na América do Norte e acreditamos que isso possa ser feito de forma econômica”, disse Ijaz.

A ONE tem se concentrado no desenvolvimento de uma bateria avançada de longo alcance que usa materiais mais seguros e sustentáveis. O trabalho, segundo a empresa tem resultado em baterias menores, mais baratas e com maior densidade de energia.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Ijaz, um veterano de 30 anos no setor, é um ex-executivo sênior da Apple e da A123 Systems, onde liderou equipes de desenvolvimento de sistemas de bateria para veículos elétricos.

Referindo-se à bateria Gemini, da ONE, Ijaz disse: “Queremos eliminar o níquel e o cobalto, mas não queremos abrir mão da densidade de energia. Nosso objetivo é reinventar a química da bateria, bem como o design da célula”, a fim de fornecer pelo menos 750 milhas de autonomia entre as recargas.

“Se você colocar tanta energia a bordo, estará pronto para qualquer coisa que o cliente pedir – uma viagem longa ida e volta ou rebocar um trailer.”

A autonomia do pack da ONE está muito além da melhor bateria dos veículos elétricos atuais, incluindo o Lucid Air, que oferece pouco mais de 800 quilômetros (500 milhas) na versão mais sofisticada.

Ijaz disse que a ONE escolheu um Tesla Model S para mostrar seu protótipo porque o carro “tem uma eficiência bastante elevada e uma bateria bastante grande”, que oferece espaço suficiente para a instalação de uma bateria da ONE.

O teste foi feito em uma estrada em Michigan no final de dezembro, a uma velocidade média de 88,5 km/h (55 milhas por hora), disse a empresa.

Compartilhe esta publicação: