Com aposta em NFTs, Spotify inicia nova transformação na indústria da música

Plataforma de streaming começou a testar a possibilidade de que os artistas comercializem os tokens em seu ambiente

Andressa Barbosa
Compartilhe esta publicação:
Reprodução
Reprodução

Experimentos chamaram a atenção dos investidores que possuem ações da companhia

Acessibilidade


O Spotify está testando um novo recurso para artistas promoverem seus trabalhos na plataforma de streaming, isso inclui os NFTs. Steve Aoki e The Wombats são dois dos artistas que participaram do teste, ambos entre os primeiros a adotar NFTs. O experimento está atualmente em execução para usuários ‘selecionados’ do aplicativo Android do Spotify nos EUA, que poderão visualizar NFTs nas páginas de perfil dos artistas. A informação foi adiantada pelo site especializado Music Ally.

Leia mais: Como Milton Nascimento transformou um desenho de infância em NFTs

De acordo com um porta-voz do Spotify ouvido pelo site de notícias de música “a plataforma está realizando um teste no qual ajudará um pequeno grupo de artistas a promover suas ofertas de NFT de terceiros existentes por meio de seus perfis. Nós rotineiramente realizamos uma série de testes em um esforço para melhorar as experiências dos artistas e fãs. Alguns desses testes acabam abrindo caminho para uma experiência mais ampla e outros servem apenas como um aprendizado importante.”, disse o porta-voz. O site ainda explica que o Spotify não está vendendo NFT, mas apenas comercializando.

Afinal, o que é NFT e como criar e vender ativos virtuais?

Pouco mais de R$ 128,1 bilhões, ou o equivalente a US$ 23 bilhões, esse é o valor movimentado em NFTs no ano de 2021. A criação e comercialização dos tokens não fungíveis vêm se massificando e chamando a atenção. Quando Neymar paga o equivalente a US$ 6 milhões por imagens de macacos, ele está contemplando apenas uma, dentre várias etapas desde a criação até a comercialização de um NFT. Catarina Papa, sócia da Unblock Capital e especialista no tema, explica passo a passo o que é uma NFT, como criar e vender e o impacto dos tokens na nova economia digital.

Leia mais: Afinal, o que é NFT e como criar e vender ativos virtuais?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O que é NFT?

“É um item único. Na terminologia correta – um item não fungível. No mundo digital, a gente fala que este item não fungível é representado por um token – token não fungível, ou non-fungible token no inglês. Em outras palavras, NFTs são uma forma de demonstrar propriedade sobre um ativo digital ou um ativo do mundo real representado por um token. NFTs não são reduzidos à arte, apesar de o grande boom ter ocorrido por conta da atratividade pelas artes digitais. Qualquer coisa pode ser um NFT: uma imagem, áudio, vídeo, um nome de domínio, ingressos para shows, álbuns de música, ativos digitais no jogo (por exemplo, uma skin).”

Como se cria um NFT ?

“O verbo que se referencia à criação de um NFT é cunhar- to mint, do inglês. Cunhagem de NFT é o processo que transforma um arquivo digital em um ativo digital blockchain. É impossível modificar, excluir ou editar um ativo digital registrado na blockchain. No Brasil, já tropicalizamos o termo: uma pessoa pode mintar um NFT. Em outras palavras, é a cunhagem de uma arte que a transformará em um token não fungível para que ele possa ser comprado ou vendido.”

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: