1. Início
  2. /
  3. Forbes Tech
  4. /
  5. D-Wave instala computador quântico na Califórnia
Forbes Tech

D-Wave instala computador quântico na Califórnia

A máquina mais poderosa da D-Wave, chamada de sistema Advantage, foi lançada em setembro de 2020 e está operando no Canadá e na Alemanha

1 min
Stephen Lam/Reuters
Stephen Lam/ReutersComputador quântico D-Wave 2X

A empresa canadense de computação quântica D-Wave Systems disse hoje (12) que implantou seu mais recente computador quântico na Universidade do Sul da Califórnia.

A máquina mais poderosa da D-Wave, chamada de sistema Advantage, foi lançada em setembro de 2020 e está operando no Canadá e na Alemanha, disse Murray Thom, vice-presidente de gerenciamento de produtos da D-Wave.

Pesquisadores e empresas dos Estados Unidos conseguiram acessar o sistema de forma online, mas a implantação colocará uma máquina física nos Estados Unidos e ocorre enquanto Washington aumenta seu apoio à tecnologia quântica, disse ele.

O sistema Advantage tem mais de 5000 qubits, ou bits quânticos, indicação do poder do computador quântico. Espera-se que no futuro os computadores quânticos possam operar milhões de vezes mais rápido do que os supercomputadores avançados de hoje.

A D-Wave, fundada em 1999, disse em fevereiro que vai se listar em bolsas ao se fundir com a empresa de cheque em branco DPCM Capital em um acordo que avalia a empresa combinada em quase 1,6 bilhão de dólares.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.