Quando é o próximo eclipse total com Lua de Sangue?

Na próxima Lua de Sangue, a lua cheia ficará com uma cor avermelhada espetacular por 84 minutos em novembro

Jamie Carter
Compartilhe esta publicação:
Peter Zay/Anadolu Agency via Getty Images
Peter Zay/Anadolu Agency via Getty Images

Eclipse total com Lua de Sangue visto em Charlotte, nos EUA, em 15 de maio de 2022

Acessibilidade


Se você está lendo isso e acabou de ver a visão espetacular da “Lua de Sangue” (ou talvez não por causa de uma nuvem), é provável que haja apenas uma pergunta em sua mente: quando é a próxima?

O próximo eclipse lunar total será na segunda-feira, 7 de novembro, e na terça-feira, 8 de novembro de 2022. Ou seja, em apenas 145 dias! Será melhor visto da costa oeste da América do Norte, com a Austrália e o sudeste da Ásia também em boa posição.

Leia mais: Primeira imagem de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas

Como os eventos de 15 a 16 de maio, ele também apresentará uma totalidade de 84 minutos (na verdade, são quatro segundos a mais). Isso é altamente incomum. De acordo com Timeanddate.com, é o par de eclipses lunares mais equilibrado em 430 anos. Aqui está uma simulação de exatamente como será e aqui está um mapa interativo.

O eclipse de novembro será tão longo quanto o que a América do Norte acabou de experimentar, com a totalidade lunar vendo a lua cheia ficar com uma cor avermelhada espetacular por 84 minutos.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Esse tipo de duração de totalidade não será superado até uma totalidade de 102 minutos em 26 de junho de 2029.

A América do Norte mais uma vez terá uma boa visão, embora chegue em uma época do ano em que as nuvens provavelmente serão um grande problema.

Será quase parte de uma “tétrade”, que é quando quatro temporadas consecutivas de eclipses – com cerca de seis meses de intervalo – têm um eclipse lunar total cada uma. No entanto, o evento final é uma decepção celestial:

14 de março de 2025: Eclipse lunar total

7 de setembro de 2025: Eclipse lunar total

3 de março , 2026: Eclipse lunar total

28 de agosto de 2026: Eclipse lunar parcial

No entanto, com 93% da Lua coberta pela sombra da Terra no pico, mesmo isso será um espetáculo para ser visto.

O que é uma ‘temporada de eclipse?’

A cada 173 dias (seis meses), entre 31 e 37 dias, a Lua fica perfeitamente alinhada para cruzar a eclíptica – o caminho aparente do Sol através do nosso céu diurno e o plano da órbita da Terra ao redor do Sol.

O resultado, é claro, é uma curta temporada durante a qual podem ocorrer dois – e ocasionalmente três – eclipses solares e lunares.

Compartilhe esta publicação: