Nasa apresentará primeiras imagens coloridas do telescópio espacial Webb

Agência quer explorar a evolução das galáxias

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Divulgação/Nasa
Divulgação/Nasa

O telescópio espacial James Webb ajudará a Nasa a explorar a evolução das galáxias

Acessibilidade


A Nasa apresentará em breve as primeiras imagens coloridas de seu Telescópio Espacial James Webb, um aparelho revolucionário projetado para perscrutar o cosmos até o despontar do universo.

A tão esperada revelação nesta semana de fotos e dados espectroscópicos do observatório recém-operacional segue um processo de seis meses de desdobramento remoto de vários componentes, alinhamento de seus espelhos e instrumentos de calibragem.

Leia mais: Veja novas imagens das nuvens e da lua vulcânica de Júpiter

Com o Webb agora bem ajustado e totalmente focado, os astrônomos embarcarão em uma lista competitivamente selecionada de projetos científicos que exploram a evolução das galáxias, ciclos de vida das estrelas, atmosferas de exoplanetas distantes e luas do nosso sistema solar externo.

Espera-se que o primeiro lote de fotos, que levou semanas para serem processadas a partir de dados brutos do telescópio, ofereça um vislumbre convincente do que o Webb irá capturar nas missões científicas que estão por vir.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A Nasa publicou na sexta-feira (8) uma lista dos cinco assuntos celestes escolhidos para a estreia do Webb, construído para a agência espacial dos Estados Unidos pela gigante aeroespacial Northrop Grumman Corp.

Entre eles estão duas nebulosas –enormes nuvens de gás e poeira lançadas no espaço por explosões estelares que formam berçários para novas estrelas– e dois conjuntos de aglomerados de galáxias.

Compartilhe esta publicação: