Lixo espacial: pedaço da SpaceX cai em fazenda australiana

Pessoas relataram terem ouvido o estrondo sônico quando pedaço detritos da SpaceX e viram luzes brilhantes quando ele se fragmentou

Jamie Carter
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

A espaçonave SpaceX Crew Dragon Resilience

Acessibilidade


Uma parte de uma cápsula espacial SpaceX caiu em uma fazenda na zona rural de Nova Gales do Sul, na Austrália.

A descoberta impressionante foi revelada em um vídeo no YouTube postado por Brad Tucker, astrofísico do Observatório Mt Stromlo, na Austrália. Ele estava no local para identificar o objeto de aparência estranha. “Tem cerca de 3m de altura e pesa cerca de 20-30kg”, disse Tucker.

Leia mais: Chance de pedaço de foguete cair em alguém na Terra é de 1 em 10

Tucker, que muitas vezes é chamado para verificar relatos de detritos espaciais, disse que o pedaço triangular de detritos – dito ser de um baú SpaceX Crew-1 – foi encontrado perto da cidade de Dalgety. “O que tornou este caso especial foi o baú SpaceX Crew-1 ser um objeto catalogado, e foi catalogado sabendo que passaria por Nova Gales do Sul e para reentrar por volta das 7h05 do sábado, 9 de julho.”

Naquele momento, as pessoas relataram ter ouvido o estrondo sônico quando o objeto caiu e viram luzes brilhantes quando ele se fragmentou, disse Tucker.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Desde a descoberta, mais dois pedaços de lixo espacial da mesma espaçonave foram encontrados, informou o jornal britânico Guardian.

A missão SpaceX Crew-1 da Nasa foi a primeira de rotação da tripulação da espaçonave SpaceX Crew Dragon “Resilience” e do foguete Falcon 9 para a Estação Espacial Internacional como parte do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.

A Resilience foi lançada em 15 de novembro de 2020 do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy, transportando os astronautas da Nasa Mike Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, bem como o astronauta Soichi Noguchi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). A espaçonave retornou à Terra em 2 de maio de 2021.

Na semana passada, partes de um núcleo de foguete chinês, CZ-5B, caíram na Terra e foram encontradas nas Filipinas. Ele foi lançado de Wenchang, na China, em 24 de julho de 2022, em um foguete chinês Long March 5B.

Compartilhe esta publicação: