O Uber e a desenvolvedora de tecnologia de direção autônoma Motional lançaram seu serviço de transporte com veículos autônomos em Las Vegas nesta quarta-feira (7).
O lançamento faz parte de um acordo não exclusivo de 10 anos entre as duas empresas para veículos autônomos, com a previsão de um próximo lançamento em Los Angeles.
Leia também: Pesquisa mostra os hábitos de comportamento dos brasileiros no mobile
No acordo, os veículos autônomos da Motional transportarão passageiros e também itens de entrega para o Uber e sua divisão Uber Eats.
As empresas disseram que, por enquanto, os veículos terão motoristas, mas estão trabalhando para disponibilizar ao público uma experiência totalmente autônoma no próximo ano.
Se um veículo autônomo estiver disponível para a viagem, o Uber combinará o veículo com o passageiro, que receberá uma oferta para aceitar a viagem antes que ela seja confirmada.
O Uber está reativando seus planos em direção autônoma após um breve hiato que seguiu-se à venda de sua divisão de pesquisa em veículos autônomos para a startup Aurora, em 2020.
A Motional, que usa o carro elétrico IONIQ5 da Hyundai, é uma joint venture entre a montadora sul-coreana e a empresa de tecnologia automotiva Aptiv, e tem testado veículos autônomos sem motoristas de segurança há alguns anos.