Iceberg do tamanho de São Paulo se desprende da Antártica

O pedaço de gelo, que agora está à deriva, foi identificado por um satélite e ocupa cerca de 1.550 quilômetros quadrados

Redação
Compartilhe esta publicação:
Reprodução

O iceberg equivale ao tamanho da cidade de São Paulo

Acessibilidade


O British Antarctic Survey informou que um pedaço da plataforma de gelo Brunt, na Antártica, se desprendeu, criando um iceberg que ocupa cerca de 1.550 quilômetros quadrados. “Este evento era esperado e faz parte do comportamento natural da plataforma e não está ligado à mudança climática”, explicou o glaciologista da BAS, Dominic Hodgson.

Leia mais: Núcleo da Terra desacelera e pode afetar mar, clima e duração dos dias

Imagens de satélite mostraram o que os cientistas descreveram como uma “ruptura clara” da plataforma que mede 150 metros de espessura. Uma enorme rachadura na plataforma conhecida como Chasm-1 vem se desenvolvendo e se estendendo por anos antes de finalmente abrir caminho através de um canto triangular libertando-a no Mar de Weddell.

A quebra aconteceu no domingo durante uma maré de primavera, de acordo com os pesquisadores. A Estação de Pesquisa Halley da pesquisa está localizada no Brunt. Depois que Chasm-1 começou a se alargar em 2016, a estação foi realocada 23 quilômetros (14 milhas) para o interior como precaução.

Compartilhe esta publicação: