Brasileira BSBios anuncia aquisição de fábrica de biodiesel na Suíça

A aquisição da fábrica marca uma nova etapa da inserção da empresa no mercado internacional, com destaque para o mercado europeu..

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Jamil Bittar/Reuters
Jamil Bittar/Reuters

A BSBios também está expandindo atuação internacional por meio da construção de uma unidade de diesel e querosene de aviação renováveis no Paraguai.

Acessibilidade


A BSBios, maior produtora de biodiesel do Brasil, anunciou hoje (2) a aquisição de 100% da fábrica MP Biodiesel, situada na Suíça, como parte de um plano de posicionar a companhia como uma das maiores produtoras do biocombustível no mundo.

A aquisição da fábrica em Domdidier, no Cantão de Friburgo, que usa óleo de cozinha usado como matéria-prima, marca uma nova etapa da inserção da empresa no mercado internacional, com destaque para o mercado europeu. O grupo já desenvolvia relações comerciais com a Europa a partir de uma subsidiária na Suíça.

“Estamos orgulhosos de dar mais este passo, que reafirma nossa orientação de internacionalizar a BSBios. Com a operação, nos tornamos um produtor multinacional de combustível renovável, negociando e operando biocombustíveis de segunda geração”, disse o presidente da BSBios, Erasmo Carlos Battistella, em nota.

Segundo a companhia, o processo de produção permite que o biodiesel da unidade suíça seja considerado de segunda geração.

“A operação no país tem potencial de crescimento e a planta está situada no centro da Europa, o que nos dá uma posição estratégica no continente”, acrescentou Battistella. A empresa não divulgou o valor da aquisição.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A BSBios disse que pretende realizar investimentos nos próximos seis meses para melhor a eficiência do processo de fabricação, além da ampliação da capacidade e capacitação da equipe comercial.

Leia mais: Primeiros selos para biodiesel Super A são entregues à BSBios

A equipe da BSBios também estuda a ampliação de oferta no curto prazo por meio de parceria com redes de distribuição e ampliação da estrutura de abastecimento.

A empresa adquirida tem um faturamento estimado de R$ 45 milhões, com capacidade anual para produzir 5,6 milhões de litros de biodiesel. A unidade também tem um papel local importante para oferecer uma solução ambiental para a questão do destino adequado do Óleo de Cozinha Usado (UCO).

Seguindo a exigência da legislação local, a planta utiliza exclusivamente o UCO de canola e, em menor proporção, de girassol como matéria-prima.

Outro destaque é a qualidade do biodiesel produzido, que tem o ponto de entupimento a frio (CFPP) a -20ºC. No Brasil, o ponto é de -5ºC. Na Suíça, a mistura mínima do biocombustível ao diesel fóssil é de 7% (B7).

O grupo brasileiro, que conta com duas unidades industriais, em Passo Fundo (RS) e em Marialva (PR), com capacidade de produzir 936 milhões de litros de biodiesel/ano, também está expandindo atuação internacional por meio da construção de uma unidade de diesel e querosene de aviação renováveis no Paraguai.

Compartilhe esta publicação: