Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / O agro é um céu de brigadeiro para o presidente da TAM Aviação Executiva

Apresentado por

O agro é um céu de brigadeiro para o presidente da TAM Aviação Executiva

Leonardo Fiuza diz que o setor faz a companhia "voar mais alto"; mercado estimado no país é de R$ 4 bilhões anuais

Vera Ondei
22/08/2024 Atualizado há 9 meses

Acessibilidade

TA_Divulg
TA_Divulg

O King Air360 é uma das aeronaves com mercado na aviação agrícola

“Céu de  brigadeiro é uma expressão que surgiu na década de 1950, para uma experiência de pilotagem que significa um céu sem nuvens de ameaça no horizonte. O Brasil deve fechar 2024 com uma frota de aeronaves executivas acima de 10 mil unidades em operação, apontam os dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). Atualmente, são 8.320 aviões e 1.364 helicópteros em atividade. É um mercado aquecido e demandado em todos os setores da economia – e o agro não fica de fora pela dimensão econômica e por sua distribuição geográfica.

“Fazer o agro voar mais alto faz parte do nosso negócio” é um dito da TAM Aviação Executiva, empresa controlada há 60 anos pela família Amaro. A frase é, também, um mantra na boca do engenheiro de aeronáutica Leonardo Fiuza, na TAM desde 2005 e presidente da área de aviação executiva desde 2016.

Leia também

  • Forbes Agro

    Valor Bruto da Produção da Agropecuária Deve Crescer 11,4% em 2025

  • Forbes Agro

    País Verá Desaceleração nos Preços dos Alimentos e Alta do PIB Agro em 2025, diz CNA

  • Forbes Money

    PIB cresce 0,1% no 3º trimestre com recuo no agro

Na Abag desde 2014, hoje Fiuza é o presidente do conselho da entidade. “Temos negócios de aeronaves para o agronegócio nas cinco regiões geográficas do Brasil. Mas, em concentração, as maiores demandas estão nas regiões Centro-Oeste e Sudeste”, diz ele. No caso da TAM, nos últimos dois anos, 43% das aeronaves vendidas pela empresa foram direcionadas para o setor. O mais recente balanço da Abag mostra que fazendas e empresas do agro possuíam uma frota de 1.992 aeronaves em abril deste ano, 6,6% acima de abril do ano passado. No mesmo mês, 2023 eram 1,8 mil aeronaves e, em 2022, eram 1,7 mil.

Rodrigo_Cozzato
Rodrigo_Cozzato

Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva

O Brasil tem a segunda maior frota de aeronaves para aviação geral do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e ocupa a mesma posição no mercado de jatos executivos. De acordo com a Abag, o ramo de aviação de negócios vem se mantendo aquecido desde 2020 e a perspectiva para 2024 é ainda mais positiva. Do início da pandemia de Covid-19 até agora, a frota de jatos aumentou 18%, os turboélices 34% e os helicópteros a turbina, 12%.

Para a Abag, os resultados se devem ao desempenho do agronegócio nos últimos anos e à recuperação do setor de exploração de óleo e gás. “Temos aeronaves com motor a pistão e turboélices, que são bastante demandadas pelo agro. E também jatos, os Citation M2, Citation CJ3, que são aeronaves de performance e que operam em pista curta”, diz Fiuza. Nas fazendas, em que a maior parte das pistas não são pavimentadas, as capacidades do avião influenciam diretamente na escolha.

A estimativa é de que o mercado de aeronaves privadas movimente acima de R$ 4 bilhões por ano, no país, com crescimento anual acima de 20%, podendo chegar a 2030 crescendo a uma taxa anual de 29%. Em busca de negócios estão as grandes fabricantes de aviões executivos, como a Textron Aviation, com valor global de mercado de US$ 16,78 bilhões em maio; a Airbus (US$ 136,13 bilhões); Embraer (US$ 5,65 bilhões); Bombardier (US$ 5,64 bilhões), entre outras.

No caso da TAM AE, são 23 aeronaves no portfólio. A empresa representa, com exclusividade no país, as marcas Cessna, Beechcraft e Bell, fabricadas pela Textron Aviation,, com média de preços da ordem de US$ 700 mil (R$ 3,8 milhões na cotação atual), para preço de fábrica antes da importação. O preço top de linha vai a US$ 29 milhões (R$ 158,7 milhões). “A Textron tem uma financeira própria para ajudar nossos clientes na aquisição de aeronaves, a Textron Finance”, diz Fiuza. “Esse financiamento é internacional, feito em dólar, mas, o cliente também pode comprar com linhas de crédito de outros bancos internacionais, se preferir.”

  • Inscreva sua empresa na lista Forbes Agro100 2024
  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

  • Siga a ForbesAgro no Instagram

O executivo lembra, também, que os principais bancos brasileiros oferecem linhas de crédito para a compra de aeronaves. Entre eles estão, por exemplo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), Bradesco, Santander e JP Morgan. E mais: as vendas podem ter compartilhamento com mais de um dono. “No Brasil, hoje, isso ainda é uma característica não muito difundida, mas existe e já há compradores que preferem o compartilhamento”, afirma Fiuza.

Desde 2021, esse modelo de compra ficou mais fácil, depois da resolução de algumas inseguranças jurídicas pela Anac, como as relacionadas à responsabilidade em eventuais acidentes. Entre as modificações, pela atual regulamentação, cada avião pode ser dividido em até 16 cotas, e os helicópteros,
em até 32 cotas.

*Reportagem publicada na edição 119 da Revista Forbes, com cotações em Real atualizadas

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    O Que os Super Ricos Comem nos Lounges de Luxo nos Aeroportos

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • Abag
  • Anac
  • aviação executiva
  • TAM

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • mulheres investidoras

    Misturando Renda Fixa e Variável, Itaú Asset e B3 Lançam Primeiro ETF Híbrido do Brasil

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

  • Apple Anuncia Novos Recursos de Acessibilidade, Incluindo Anotador em Braile

  • viajar

    5 Coisas Que a Gente Só Aprende Quando Viaja (ou Sai do Lugar de Sempre)

  • carteira de trabalho

    Desemprego Afeta a Saúde Mental; Eis o Que Fazer para Minimizar Esse Impacto

  • Getty Images

    Ibovespa Renova Máxima Histórica Intraday e Ronda os 139 Mil Pontos

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.