39 empresas brasileiras estão entre as melhores do mundo em práticas ESG

metamorworks/Getty Images
metamorworks/Getty Images

Das 750 melhores companhias do ranking “Best For The World”, que reconhece as empresas com impactos positivos na sociedade e no meio ambiente, 39 são brasileiras

A edição 2021 do ranking “Best For The World”, que reconhece empresas ao redor do mundo com boas práticas de ESG, acaba de divulgar seus resultados. Desenvolvida pela organização B Lab, a lista deste ano reúne 750 companhias “B” – que oferecem, além do retorno financeiro, impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente. Desse total, 39 são brasileiras, entre elas a gigante de cosméticos Natura, que tem se destacado pelas iniciativas sustentáveis na Amazônia

O ranking leva em consideração cinco critérios: comunidade, clientes, meio ambiente, governança e trabalhadores. A lista final reúne os nomes que estão entre os 5% de notas mais altas em cada uma das categorias, divididas também em faixas de porte das empresas. 

LEIA MAIS: Com US$ 400 milhões já investidos na região amazônica desde 2010, Natura reforça iniciativas de sustentabilidade

Ao enaltecer os esforços sociais, ecológicos e de governança no mundo corporativo, a iniciativa busca inspirar outras companhias a fazerem o mesmo e incentivar colaborações entre elas. “É mais do que um reconhecimento às empresas que são destaques nas áreas que avaliamos ao certificar um negócio, é uma maneira de inspirar que elas sejam replicadas. A lista traz empresas de diversos segmentos e portes para mostrar que é possível lucrar e entregar para a sociedade uma série de benefícios nas mais diversas áreas de influência de uma empresa”, afirma Francine Lemos, diretora executiva do Sistema B, representante da B Lab no Brasil. 

Entre as participantes brasileiras da lista, uma delas se destaca em duas categorias: a YouGreen, cooperativa de catadores de resíduos que teve alta pontuação nas práticas tanto para funcionários quanto com o meio ambiente. Pela estrutura organizacional de cooperativa, a empresa possui uma gestão democrática em que todos os cooperados são donos do negócio. “Em nosso processo seletivo, damos a preferência para aquelas pessoas que teriam menos chance de conseguir emprego no mercado, como egressos do sistema penitenciário, refugiados, mulheres”, conta Érika Raísa Duarte, especialista em documentação técnica da organização. 

Já a Natura Cosméticos foi reconhecida por três iniciativas: “Amazônia Viva”, em que a companhia contribui para a conservação de 2 milhões de hectares da Floresta Amazônica, na qual já investiu US$ 400 milhões desde 2010; “Mais Beleza, Menos Lixo”, com iniciativas sustentáveis para gestão de resíduos; e a causa “Cada Pessoa Importa”, para promover a diversidade e inclusão, além de uma renda justa à sua rede de colaboradores. 

Confira, na lista abaixo, as representantes brasileiras em cada uma das categorias do ranking “Best For The World”:

  • Meio ambiente

Arueira Ambiental

Boomera

Bresco Gestão e Consultoria 

Combio Energia

Fazenda da Toca Orgânicos

Movin

Natura

NewInc Construtora

Okena

Recicladora Urbana

Retalhar

Selletiva

Sunew Filmes Fotovoltaicos Impressos 

YouGreen

  • Comunidade

Editora MOL

Grupo GAIA

Movimento #EUVISTOOBEM

Papel Semente 

Tobasa Bioindustrial de Babaçu 

  • Clientes

4YOU2 Idiomas

Criando Consultoria

MAGIKJC Empreendimentos Imobiliários

MGov

MOV Investimentos 

Raízes Desenvolvimento Sustentável

Suindara Radar e Rede

The Key – Prosperar na Nova Economia

Welight

Yunus Negócios Sociais Brasil

  • Trabalhadores

Blockforce

Carambola Tecnologia 

FAMA Investimentos

Plongé

Tawil Comunicação

Wongtschowski & Zanotta Advogados

YouGreen

  • Governança

Avante

Din4mo

PRAGMA

Wright Capital Gestão de Recursos 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).