Originalidade: o segredo do sucesso de Nobu

Foto Reprodução Forbes
Durante o mês de abril, o Nobu Berkeley St. começará a servir um menu Omakase, com vários pratos e especialidades por £ 110.

Resumo:

Atualmente, Nobu Matsuhisa conta com mais de 40 restaurantes ao redor do mundo;

No início da carreira, o chef adicionou ingredientes peruanos à culinária japonesa, o que fez suas criações muito mais originais;

Boa comida e bom serviço são, segundo ele, o segredo do sucesso;

Seu sócio, Robert De Niro, convenceu-o a entrar no ramo hoteleiro.

Proprietário de 40 restaurantes nos cinco continentes e de um império hoteleiro em ascensão, Nobuyuk “Nobu” Matsuhisa é um dos chefs mais mais famosos do mundo. Em entrevista a Forbes, ele falou sobre viagens, serviços, expansão e como alcançou a dominação mundial com apelo global.

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Veja, a seguir, os melhores momentos da entrevista:

Forbes: Você tem restaurantes no mundo todo. O que torna a sua comida tão atraente?

Nobu: Comecei com sushi tradicional e comida japonesa, mas fui ao Peru quando tinha por volta de 24 anos. Lá, fui influenciado pelos ingredientes locais. Então, quando abri meu primeiro restaurante, em 1987, era uma proposta original, pois em Los Angeles, na época, os estabelecimentos japoneses eram muito tradicionais. Comecei com a culinária japonesa somada às influências peruanas, como sashimi, ceviches e tiraditos. As pessoas vinham e gostavam da comida, mas também elogiavam o serviço. Temos todas essas unidades agora porque as pessoas gostaram do cardápio e do atendimento. Minha filosofia é 50-50: boa comida e bom serviço. Esse é um conceito que funciona no mundo todo.

F: Dos mais de 40 restaurantes que você possui no mundo todo, existe algum favorito?

N: Essa pergunta não é fácil de responder. Mas meu primeiro restaurante é minha casa, e minha família está lá. Além disso, o clã está crescendo. Agora temos três gerações surgindo, com as portas dos meus restaurantes abertas há 33 anos.

F: Quais são, no seu ponto de vista, as cidades com a melhor gastronomia?

N: Nasci no Japão e temos bons produtos por lá, como peixe, carne e legumes. O país é muito internacional, e tem mais restaurantes com estrelas Michelin do que a França. Quando cheguei a Londres, há mais de 20 anos, as pessoas me perguntavam por que eu estava abrindo um restaurante na cidade. Mas, agora, ela abriga as grandes gastronomias da Europa, mais até do que a Itália. Londres tem boa comida atualmente. (Existem, hoje, três restaurantes Nobu em Londres: Berkeley St .; Old Park Lane; e Shoreditch.)

F: O Nobu é o único restaurante do mundo a servir o saquê de Hokusetsu. Por que você o escolheu? O que o torna tão especial e único?

N: Começou como uma coincidência. Durante o Ano Novo, um amigo comprou um barril de saquê Hokusetsu, levou-o de Tóquio a Los Angeles e nós bebemos juntos. Foi a primeira vez que eu experimentei a bebida e logo pensei: “Uau!”. Então, conversei com meus distribuidores, e começamos a fazer essa parceria de forma exclusiva.

O Hokusetsu é quase quatro vezes mais caro do que o saquê comum, então, no começo, os clientes achavam o preço muito elevado. Mas, ao provar, não conseguiam achar nada menos do que delicioso. Uma vez que você experimenta algo de qualidade, é impossível voltar atrás. Além disso, o saquê era servido apenas quente, então, comecei a servi-lo frio em jarros de bambu, uma ideia original. Recomendo que um saquê de boa qualidade seja degustado frio.

F: Como você começou a se envolver com o mercado de hotelaria?

N: Meu parceiro, Robert De Niro, perguntou: “Por que estamos criando restaurantes da rede Nobu em hotéis de outra pessoa?”. De Niro tem seu próprio hotel, então, a ideia dele era abrir um restaurante ali. Restaurantes e hotel, para mim, são basicamente o mesma coisa. Os hotéis são operações maiores, mas ainda requerem boa qualidade e bom atendimento.

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F: Quais são os seus planos?

N: Por enquanto, tenho dado o meu melhor. Gosto, por exemplo, de manter todos os restaurantes atualizados em vez de pensar no futuro. Gosto de pensar no que está acontecendo agora.

Durante o mês de abril, o Nobu Berkeley St. começará a servir um menu Omakase, com vários pratos e especialidades por £ 110. O cardápio é o resultado de um exclusivo “jantar teste” de inauguração, onde os hóspedes terão a chance de experimentar cada prato e decidir quais foram os melhores da noite.

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