Os melhores novos chefs de 2019

Getty Images
Os melhores novos chefs de 2019 também são conhecidos em função da maneira como expressam suas culturas por meio da gastronomia

Resumo da Matéria:

  • A publicação especializada “Food & Wine” divulgou a nova edição da sua lista dos novos melhores chefs;
  • Ao contrário dos anos anteriores, a nova eleição é surpreendente, com chefes de diversas etnias, cores e gêneros;
  • Também diferente dos outros anos, os restaurantes desta edição não estão apenas localizados nas grandes cidades como Nova York e São Francisco.

O mundo da gastronomia está em rebuliço. A publicação especializada “Food & Wine” acabou de divulgar sua nova edição dos melhores novos chefs do ano.

LEIA MAIS: Brasileira é primeira chef a receber honraria japonesa

Ter um nome nessa lista – ou em outras semelhantes – pode mudar o rumo da trajetória dos restaurantes. No ano passado, os estabelecimentos contaram com nomes notáveis como Tom Colicchio, Michael Symon, Stephanie Izard, Andrew Carmellini e David Chang.

Essas eleições costumam ser um tanto quanto homogêneas. São quase sempre as mesmas poucas cidades, os mesmos poucos tipos de restaurantes e chefs homens e héteros.

Mas isso vem mudando por uma série de razões. A partir do aumento dos aluguéis nas principais cidades, da crescente profissionalização da cozinha e do alvoroço no jantar tradicional – inspirado por David Chang, que abriu o Momofuku para o movimento #MeToo -, chefs de todos os gêneros, raças e cores já não mais se adequam a esse status ultrapassado.

E a indústria gastronômica está prestando atenção a isso. A lista deste ano é diversa no que diz respeito a gênero e multiculturalismo, mas também quanto à variedade de locais e tipos de restaurantes eleitos. Muitos deles não são em Nova York ou São Francisco. Um desses exemplos é o Harbour House Inn, na cidade litorânea rural de Elk, na Califórnia – um lugar tão remoto que, na década de 1970, o corpo de bombeiros voluntários era despachado para ajudar as pessoas que caíam em valas enquanto colhiam cogumelos. O local, no entanto, é dirigido por um desses homens brancos já mencionados. Mas ele é o único da lista.

Entre os outros locais inusitados da nova lista estão o Jungle Bao Bao, de Paxx Caraballo Moll, em San Juan, Porto Rico, e o Annette, de Caroline Glover, em Aurora, Colorado.

Os melhores novos chefs de 2019 também são conhecidos em função da maneira como expressam suas culturas por meio da gastronomia. No Kith/Kin, em Washington, Kwame Onwuachi faz parte de um movimento crescente de chefs de herança africana que estão buscando ideias de seu passado e levando-as à mesa. Servir o ensopado de amendoim da África Ocidental, o arroz jollof, o roti de cabra de Trinidad, e um hambúrguer coberto com bacon crocante em um ambiente norte-americano pode ser considerado algo radical – e inovador.

A lista também inclui lugares menos refinados, como o B’s Cracklin’ Barbecue, de Bryan Furman, na cidade de Atlanta, o Kamonegi, de Mutusuko Soma, em Seattle, e o Nyum Bai, de Nite Yun, um restaurante que se descreve como “a era do ouro do Camboja”, em Oakland.

A lista de eleitos é realmente um sinal de todo o progresso e mudanças que estão acontecendo nos últimos anos, mas em sua introdução, a editora da “Food & Wine”, Jordana Rothman, adverte contra essa linha de pensamento. Ela corretamente acha que pode “diminuir” a lista. Em vez disso, ela prefere que as pessoas experimentem esses restaurantes – que são extraordinários.

Então, da próxima vez que você estiver em uma das dez cidades da lista – ou em qualquer outro lugar do planeta -, reserve um tempo para uma boa refeição. Esse esforço sempre vale a pena.

Veja, na galeria de fotos a seguir, os 10 novos melhores chefs eleitos pela “Food & Wine” em 2019:

  • Kwame Onwuachi
    Restaurante: Kith/Kin
    Cidade: Washington, D.C.

  • Misti Norris
    Restaurante: Petra and the Beast
    Cidade: Dallas (Texas)

  • Mutsuko Soma
    Restaurante: Kamonegi
    Cidade: Seattle (Washington)

  • Matthew Kammerer
    Restaurante: Harbor House Inn
    Cidade: Elk (Califórnia

  • Nite Yun
    Restaurante: Nyum Bai
    Cidade: Oakland (Califórnia)

  • Caroline Glover
    Restaurante: Annette
    Cidade: Aurora (Colorado)

  • Junghyun Park
    Restaurante: Atomix
    Cidade: New York (NY)

  • Brandon Go
    Restaurante: Hayato
    Cidade: Los Angeles (Califórnia)

  • Bryan Furman
    Restaurante: B’s Cracklin’ Barbeque
    Cidade: Atlanta e Savannah (Georgia)

  • Paxx Caraballo Moll
    Restaurante: Jungle BaoBao
    Cidade: San Juan (Puerto Rico)

Kwame Onwuachi
Restaurante: Kith/Kin
Cidade: Washington, D.C.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).