Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / Harley-Davidson tem três novos protótipos de bicicletas elétricas

Harley-Davidson tem três novos protótipos de bicicletas elétricas

A conhecida fabricante de motos está buscando salvar as contas com o mercado de ebikes

Bill Roberson
30/08/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

 Maskot/GettyImages
Maskot/GettyImages

A mudança nos gostos dos consumidores obrigou a Harley-Davidson a investir no mercado de ebikes

Resumo:

  • Três modelos de bicicletas elétricas (ebikes) foram revelados na seção de futuros veículos da Harley-Davidson;
  • A entrada da empresa neste novo mercado pode causar estranhamento e revolta entre os clientes mais velhos da montadora, conhecida pelas motos;
  • Para sobreviver financeiramente, a Harley precisou abrir a visão para os gostos da nova geração, que não quer motos para se locomover;
  • O maior desafio da marca é vender as ebikes para um público acostumado às motocicletas e atingir alvos diferentes.

Em um movimento que, com certeza, vai fazer seguidores fiéis da Harley franzirem sobrancelhas e talvez soltarem alguns palavrões, a empresa de motocicletas apostou de vez no seu projeto de motocicletas elétricas LiveWire, com três novos protótipos de bicicletas.

LEIA MAIS: Uber lança serviço de bicicletas elétricas em Londres

As três bicicletas expostas na postagem da seção “Future Vehicles” do site da Harley-Davidson parecem estar mais próximas de prontas para produção do que para protótipos em desenvolvimento. Elas também estão misturadas a três outros modelos “futuros”, incluindo o Livewire, o próximo modelo streetfighter e o modelo Pan American dual-sport que está programado para breve.

Depois de algumas manobras no Photoshop, é possível notar que as bicicletas na imagem são sofisticadas e avançadas, equipadas com o que parecem ser eixos traseiros de diferentes velocidades, correia de transmissão (em vez de correntes), disco de freio e motores elétricos colocados entre os mecanismos de pedalar. As baterias parecem estar presas entre o quadro da bicicleta em vez de ficarem fora da caixa, em um configuração de rápida troca. Três modelos são expostos, incluindo um sem tubo superior na caixa. Os avisos padrão também estão presentes na página (protótipos em exposição, ainda não está disponível etc.), então, ainda não há nenhuma garantia de que os modelos irão ser comercializados.

Também não há especificações sobre performance concretas além do “pedal-assist” e nada foi dito a respeito de preços.

Mas voltando: existe uma tendência de tentar fazer as ebikes parecidas com as bicicletas tradicionais, mas a Harley decidiu não seguir este caminho. Os modelos são claramente máquinas elétricas, com estilo moderno e notável que combina a familiaridade de uma bicicleta com o visual pesado de uma máquina potente. E ficaram bons.

Se os modelos chegarem a ser produzidos (e eu apostaria que a chance de eles serem é alta), só irão mostrar que a empresa está dedicada às promessas de desenvolver mais modelos elétricos e fora do padrão. E, mesmo que um conceito de bicicleta elétrica estivesse nos planos, não imagino que muitos pensassem que um trio de híbridos movidos por pedal estivessem próximos de serem lançados.

A pergunta que fica para muitos aficionados provavelmente é: por quê? E por que agora?

Para muitos da base de fãs da Harley, essas bicicletas (e outros projetos) podem parecer algo amaldiçoado, uma heresia ou desespero. Ou tudo isso junto. Bicicletas elétricas? O CEO Matthew Levatich ficou maluco? Provavelmente não.

LEIA TAMBÉM: Bicicletas elétricas começam a operar em SP

Todos que acompanham o declínio contínuo da fortuna (e valor das ações) da Harley-Davidson entendem que a empresa precisa diversificar seus produtos para além de seus modelos tradicionais robustos e de alto custo se quiser sobreviver.

Lembre-se que Levatich é mais do que um assinador de papéis ou alguém que caiu de paraquedas na empresa. Ele está na Harley-Davidson há mais de duas décadas. Ele também é engenheiro mecânico e presenciou a retração econômica ir de uma gota até uma correnteza. Os problemas que a empresa está enfrentando são muitos e variados.

Motos da Harley podem ser caras, mas o real problema é que o ganho dos trabalhadores não seguiu o mesmo ritmo de crescimento da economia, enquanto aluguéis e outros gastos (como preço de casas e cuidados com a saúde) definitivamente seguiram. Motociclistas das antigas ou que estão voltando à ativa estão envelhecendo, saindo do mercado de motocicletas e entrando na segurança dos carros. As gerações mais jovens não gostam tanto de motos como seus pais e avós gostavam, elas preferem gastar com celulares, video games, patinetes elétricos e serviços de transporte urbano compartilhado. Para os jovens (e cada vez mais pessoas), carros são um luxo bem caro. E motos? Perigo, muito perigo!

Crianças que foram criadas em carros cada vez mais seguros, com uma dúzia de airbags, proteções para o corpo e capacete para bicicletas não vão aceitar o estilo de rebelde de estrada com muita facilidade quando adultas, pelo menos não em uma quantidade que ajude a Harley-Davidson a se manter funcionando como no passado. Os analistas podem discutir e opinar o quanto quiserem, mas a rua mostra a verdade: as pessoas estão dividindo conduções e andando de bicicleta, patinetes e novas máquinas. As bicicletas elétricas estão aumentando sua popularidade conforme os preços caem e a qualidade aumenta. As ebikes representam um forte vetor deste popular novo paradigma de transporte elétricos e oferecem novas oportunidades de design, marketing e lucros para fabricantes de bicicletas. Porque as de motos deveriam ficar de fora disso?

E TAMBÉM: Executivos brasileiros declaram amor às suas motos

Eu imagino que a conversa que aconteceu na empresa enquanto o projeto do LiveWire era desenvolvido nos últimos cinco anos não foi do tipo “Por quê?”. Provavelmente, a pergunta foi “Por que não?”. Claro, isso é um risco gigante de produção e direção para a Harley, que passou décadas comercializando motos sob uma ideia de rebeldia, liberdade e machismo. Mas,como vender bicicletas elétricas? É possível esperar que os possíveis compradores realmente entrem nos showrooms da empresa para fazer um teste no estacionamento?

A Honda dominou os Estados Unidos (e quase acabou com a Harley) nos anos 1960 com a campanha “Você conhece as melhores pessoas em uma Honda”. A Harley-Davidson deveria se espelhar nas propagandas icônicas e mirar as novas bicicletas e motos elétricas em uma nova audiência fora do seu alcance normal. Uma Harley em uma loja de bicicletas seria algo que eu teria curiosidade de conhecer.

Embora eu aplauda a visão mais ampla da Harley e a nova mentalidade, tenho certeza de que eles estão cientes do fato que a competição nas ebikes já existe e está crescendo, vinda de Japão, China, Europa e qualquer lugar que possa colocar motores e baterias em bicicletas. A Harley produz ótimas motocicletas, eu já dirigi muitas delas por muitos anos, mas eles vão precisar do melhor e mais atípico esforço para fazer os clientes aceitarem as bicicletas Harley e sentirem o prazer que os faz comprar mais produtos da marca, especialmente se eles quiserem adquirir as ebikes dos sonhos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • ações
  • bicicleta elétrica
  • Carros
  • CEO
  • dólar
  • economia
  • empreendedorismo
  • Empresa
  • estados unidos
  • EUA
  • Harley-Davidson
  • investimento
  • lucro
  • luxo
  • mercado
  • motocicleta
  • negócios
  • Tecnologia
  • transporte

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Maior Museu do Uísque do Mundo Está na Argentina e Vale US$ 30 Milhões

  • Forbes Mulher

    Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

Últimas Notícias

  • Brasil Confirma Primeiro Foco de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade em Granja Comercial

  • Roberto Rodrigues Será a Voz do Agronegócio Universal na COP30

  • Ex-casa de Praia de Taylor Swift Está À Venda por US$ 14,5 Milhões

  • Os Bastidores do Luxo: Como a Dorchester Collection Transforma Hotéis em Experiências Culturais

  • Da Origem À Xícara: em 10 Dias, Café Colhido na Colômbia É Servido em Nova York

  • Imagem ilustrativa de um cérebro alimentado por IA

    7 Prompts de IA para Dominar o Gerenciamento de Projetos

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.