9 receitas de chefs para os pratos mais procurados no Google durante a quarentena

gettyimages-Kevin-van-der-Leek-Photography
Em um atual mundo de deliveries, comidas congeladas e praticidade, quem diria que o brasileiro voltaria às origens da panificação?

Em meio a tantas transformações geradas pela pandemia, a gastronomia não podia ficar de fora. Com o início do isolamento social, a procura por receitas no Google aumentou e passou por uma certa mudança de personalidade. O que antes podia ser visto como uma comida trabalhosa demais, de repente, ganhou espaço e atenção pelas cozinhas brasileiras e migrou para o topo das receitas mais procuradas na internet.

Um dos protagonistas dessa história é o pão caseiro. Em um atual mundo de deliveries, comidas congeladas e praticidade, quem diria que o brasileiro voltaria às origens da panificação? Mas isso aconteceu. Pães, massas de pizza e bolos tomaram as redes sociais e as famílias em isolamento.

LEIA MAIS: Carla Bolla: A busca pelo sabor como herança da Roma antiga

Para a chef brasileira e Under 30 Forbes Brasil Giovanna Grossi, de 28 anos, essa tendência se desenvolve por conta de uma sequência de fatores. Primeiramente, “com mais tempo em casa, as pessoas acabam se arriscando na cozinha”, revela. Mas além disso, ela acredita que há uma carga emocional no ato de cozinhar. “Nesse momento que estamos vivendo acabamos ficando muito aflitos, com angústia, e a comida é capaz de fazer feliz. É toda uma experiência: montar a mesa, cozinhar, passar afeto para as pessoas a sua volta”, destaca.

Giovanna também comenta sobre a valorização dos alimentos e até dos cozinheiros. Com tantas pesquisas sobre como fazer pratos como pães e massas de pizza, ela enxerga uma nova relação com a culinária. “Meu pai mesmo está fazendo vários pães em casa. Ele dá valor ao trabalho que realmente dá você fazer um pão de fermentação natural. É totalmente diferente de pegar um pão na padaria.”

Para quem vive na internet, essa aproximação com a comida fica ainda mais clara. Mohamad Hindi, youtuber e cozinheiro paulista que participou da primeira edição de “Masterchef”, conta que o acesso a seu canal de receitas está diferente desde o início do isolamento social. “Meus vídeos antigos estão performando muito bem. Temos mais de 400 vídeos no canal, uns 300 são receitas. Desde como fazer arroz e feijão. É um leque de receitas muito grande e as pessoas têm buscado. Mesmo que não me conheça, ela está ali em uma situação em que precisa se alimentar”, destaca. Segundo ele, esse é o momento perfeito para desmistificar a dificuldade de se cozinhar. “Mostrar que é possível fazer desde um arroz soltinho até um pão de queijo perfeito em casa.”

Pode parecer uma relação de obrigação; comer para sobreviver. Mas assim como Giovanna, Hindi acredita que um sentimento afetivo cresceu dessa aproximação com a cozinha, “as pessoas acabam descobrindo que cozinhar é uma coisa prazerosa. Pode ser até terapêutico”. Com isso, rotina, hobbie e distração se tornaram pilares da gastronomia em plena quarentena, fazendo com que as pessoas se empenhem propositalmente em fazer pratos mais demorados.

Mesmo que a tendência não continue após o fim do isolamento, pois o prático sempre vai existir, talvez as pessoas mudem um pouco sua relação com a gastronomia. Afinal, Giovanna e Hindi não foram os únicos a perceber aumento de procura por receitas. Outros grandes chefs como Erick Jacquin e Nathália Gonçalves também notaram o maior apreço pela culinária.

A Forbes recebeu uma lista oficial com as receitas mais procuradas no Google recentemente. Se você é um aficionado por gastronomia ou simplesmente está pensando em perfumar sua cozinha com o cheiro de uma comida recém saída do forno, veja na galeria abaixo nove receitas de pratos de chefs renomados.

  • 1. Pão Ciabatta
    Chef Luiz Filipe Souza, restaurante Evvai

    Ingredientes

    1 kg farinha de trigo 0
    326 g água mineral
    30 g açúcar
    30 g sal
    35 g fermento biológico fresco

    Modo de fazer

    1. Coloque os ingredientes secos, menos o sal, (farinha, açúcar e fermento) na batedeira com o utensílio gancho acoplado. Misturar em velocidade baixa por 2 minutos.
    2. Adicione a água aos poucos e continue misturando por mais 4 minutos.
    3. Adicione o sal e aumente a velocidade da batedeira, por aproximadamente mais 7 minutos. A massa deve atingir o “ponto de véu”, ou seja, ficar elástica até o ponto em que é possível quase ver através dela ao esticá-la.
    4. Retire a massa, estenda em uma assadeira retangular, e deixe descansar coberta com filme plástico por uma hora.
    5. Leve para a geladeira e deixe descansar por mais uma hora.
    6. Pré-aqueça o forno a 190ºC;
    7. Retire a massa da geladeira, polvilhe farinha delicadamente por cima da massa e corte com uma faca em pães de 15 cm por 5 cm. Transfira para uma assadeira que vai ao forno e deixe fermentar em temperatura ambiente por mais 20 minutos.
    8. Borrife com água e leve para assar por 15 minutos.

  • 2. Panqueca americana
    Chef Renato Carioni, restaurante Cosí

    Ingredientes

    290 de farinha
    60 d de açúcar
    4 colheres (chá) de fermento químico
    1/2 colher (chá) de sal
    440 ml de leite
    60 d de Manteiga
    1 ovo
    2 colheres (chá) de essência de baunilha

    Modo de fazer

    1. Misture os ingredientes até obter de uma massa bem lisinha.
    2. Utilize uma frigideira antiaderente para fritar em fogo médio para que a massa fique completamente cozida.

  • 3. Bolo de cenoura
    Chef e apresentador Erick Jacquin (na foto, junto com sua esposa Rosângela Jacquin)

    Ingredientes

    3 cenouras
    3 ovos
    2 copos (americano) de açúcar
    1 copo (americano) de óleo
    3 copos (americano) de farinha
    2 colheres (chá) de fermento

    Ingredientes cobertura

    1 colher (sopa) de manteiga sem sal
    1 lata de leite condensado
    5 colheres (sopa) de chocolate em pó

    Modo de fazer

    1. Bata as cenouras, os ovos, o açúcar e o óleo no liquidificador.
    2. Misture a farinha com uma espátula.
    3. Adicione o fermento.
    4. Coloque os ingredientes da cobertura em uma panela e leve ao fogo.
    5. Deixe ferver até engrossar.
    6. Para personalizar, use uma espátula e passe sobre a cobertura da esquerda para a direita. Depois, use a mesma espátula para fazer “linhas” na vertical e diagonal na cobertura e deixá-la ainda mais atrativa e artística. Ou você mesmo pode decorar como preferir.

  • 4. Bolo de chocolate (molhado)
    Chef Giovanna Grossi, restaurante Animus

    Ingredientes

    90 g de água
    300 g açúcar
    300 g manteiga
    225 g chocolate

    Modo de fazer

    1. Faça uma calda com a água e o açúcar, esquentando até 118ºC. Use um termômetro culinário.
    2. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria.
    3. Junte a calda quente ao chocolate e espere esfriar um pouco.
    4. Adicione os ovos e misture bem.
    5. Assar no forno a 150ºC, por 40 minutos.

  • 5. Massa de pizza
    Chef Raffaele Mostaccioli, Bráz

    Ingredientes

    600 g de farinha de trigo branca
    390 ml de água
    180 g de fermento natural (levain) refrescado
    12 g de sal

    Modo de fazer

    1. Numa tigela grande, misture todos os ingredientes, menos o sal. Primeiro, coloque o fermento natural (recém-alimentado e crescido) e a água, aproveitando para amolecer e dissolver um pouco o fermento, mexendo com uma colher. Vá juntando a farinha aos poucos.

    2. Com a farinha agregada, deixe descansar por 20 a 30 minutos. É a chamada autólise.

    3. Quando começar a trabalhar a massa, acrescente o sal gradualmente, em pitadas bem espalhadas, até o fim. Use a espátula para mexer bem e raspar o que estiver grudado na borda da tigela.

    4. Comece a sovar com as mãos. A massa vai grudar um pouco no começo. Resista à tentação de acrescentar mais farinha. Sove por por 10 minutos, na tigela ou em uma bancada levemente enfarinhada, até a massa ficar homogênea, elástica e apenas levemente grudenta.

    5. Cubra com um pano e deixe ali, na tigela, dentro do forno apagado ou em um armário. Longe do sol e do vento. Deixe descansar por 30 min.

    6. Corte a massa em pedaços iguais, no peso desejado, geralmente 200 g (ou até 400g; mas nada impede que possam ser de tamanhos diferentes).

    7. Faça as bolas e coloque-as em um recipiente (assadeira/travessa/tábua de madeira etc.) polvilhada com farinha, cobrindo-as com um plástico-filme. É importante que as bolas estejam com bastante espaço entre elas e que, fermentando, não grudem uma na outra.

    Procedimento para forno doméstico

    8. Deixe fermentar as bolas por aproximadamente 2 horas. Abrir cada uma delas com as mãos (se preferir, com um rolo), deixando-as numa espessura de aproximadamente 0,5 cm.

    9. Transfira para uma assadeira untada ou antiaderente, cubra e deixe fermentar até ficarem bem fofas (dobrar de volume). Acenda o forno (alto, no máximo).

    10. Enquanto o forno aquece, coloque com muito cuidado o molho de tomate por cima das massas. Acrescente um fio de azeite e leve ao forno. Depois de cerca de 10 minutos, coloque o recheio. Termine de assar.

    Procedimento para quem tem forno de pizza

    8. Deixe fermentar as bolas no tabuleiro até elas dobrarem de volume pelo menos.

    9. Com muito cuidado, e com a ajuda de uma espátula, retire da assadeira/tabuleiro e abra com as mãos ou até com o rolo (para quem gosta de pizza fina, o rolo é melhor).

    10. Quem gosta de pizza tradicional, começa a abrir a pizza partindo do centro em direção da borda para não danificá-la. Uma vez aberta, coloque o molho de tomate e o recheio. Transfira a pizza para a pá e coloque no forno (já aquecido, no mínimo a 300ºC).

    11. Asse pelo tempo necessário, aproximadamente quatro minutos.

  • 6. Brownie de chocolate meio amargo e avelãs
    Chef Maria Daniela Meneghini, Marie Marie Bakery

    Ingredientes

    450 g de chocolate meio amargo
    125 g de manteiga sem sal
    125 g de açúcar refinado
    200 g de ovo branco grande
    5 g de baunilha líquida
    250 g de farinha de trigo
    2 g de sal refinado
    250 g de avelã

    Modo de fazer

    1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
    2. Coloque as avelãs em uma assadeira e leve ao forno por 10 a 15 minutos para tostar.
    3. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.
    4. Bata o açúcar com os ovos até um creme branco.
    5. Junte o chocolate derretido.
    6. Acrescente a farinha de trigo.
    7. Acrescente a baunilha.
    8. Misture as avelãs grosseiramente picadas.
    9. Despeje a mistura em uma forma de 23 com por 23 cm, forrada com papel alumínio.
    10. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 35 a 40 minutos.
    11. Resfrie sobre uma grelha.

  • 7. Pão de queijo
    Mohamad Hindi, participante do primeiro masterchef e youtuber

    Ingredientes

    250 g queijo meia cura
    85 g queijo parmesão
    50 g óleo
    200 g leite
    250 g polvilho azedo
    85 g polvilho doce
    6 g sal
    1 ovo inteiro

    Modo de fazer

    1. Rale os queijos no lado mais grosso do ralador e reserve.
    2. Num recipiente coloque os polvilhos e o sal.
    3. Em uma panela, coloque o óleo e o leite e leve ao fogo para ferver.
    4. Depois que ferver os líquidos, despeje lentamente sobre os polvilhos.
    5. Misture até ficar homogêneo, a princípio com o auxílio de uma colher, após a mistura esfriar o suficiente termine com as mãos; adicione o ovo até incorporar totalmente.
    6. Por último, acrescente os queijos e misture com delicadeza somente até incorporar todo o queijo à massa para manter pedacinhos de queijo no nosso pão.
    7. Porcione no tamanho desejado e coloque em uma assadeira.
    8. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. O tempo varia de acordo com o tamanho dos pãezinhos.

  • 8. Bolinho de chuva
    Chef Fábio Vieira, restaurante Micaela

    Ingredientes

    3 colheres (sopa) de vinagre
    3 colheres (sopa) de óleo
    3 ovos
    1 xícara (chá) de açúcar
    Farinha de trigo para dar ponto de enrolar
    1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

    Ganache

    100 g de chocolate meio amargo
    100 g de creme de leite fresco

    Modo de fazer

    1. Ferva o creme de leite.
    2. Acrescente-o ao chocolate já picado.
    3. Misture e reserve.
    4. Junte os ingredientes e vá acrescentando a farinha de trigo até que consiga fazer rolinhos como se fosse nhoque.
    5. Corte os pedacinhos para fazer mini bolinhos.
    6. Frite-os e passe-os na ganache para comê-los.

  • 9. Bolo de milho
    Chef Nathália Gonçalves, restaurante Charco

    Ingredientes

    1 lata de milho com a água
    3/4 xícara de óleo
    1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar
    3/4 xícara (chá) de fubá
    4 ovos
    2 colheres (sopa) de farinha
    1 e 1/2 colher (sopa) de fermento químico

    Modo de fazer

    1. Unte uma assadeira com óleo e farinha e reserve.
    2. Bata todos ingredientes no liquidificador, exceto o fermento e a farinha de trigo.
    3. Em um bowl, acrescente a farinha e o fermento na mistura e dissolva bem.
    4. Despeje a massa na assadeira untada e levar para assar em forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos.

1. Pão Ciabatta
Chef Luiz Filipe Souza, restaurante Evvai

Ingredientes

1 kg farinha de trigo 0
326 g água mineral
30 g açúcar
30 g sal
35 g fermento biológico fresco

Modo de fazer

1. Coloque os ingredientes secos, menos o sal, (farinha, açúcar e fermento) na batedeira com o utensílio gancho acoplado. Misturar em velocidade baixa por 2 minutos.
2. Adicione a água aos poucos e continue misturando por mais 4 minutos.
3. Adicione o sal e aumente a velocidade da batedeira, por aproximadamente mais 7 minutos. A massa deve atingir o “ponto de véu”, ou seja, ficar elástica até o ponto em que é possível quase ver através dela ao esticá-la.
4. Retire a massa, estenda em uma assadeira retangular, e deixe descansar coberta com filme plástico por uma hora.
5. Leve para a geladeira e deixe descansar por mais uma hora.
6. Pré-aqueça o forno a 190ºC;
7. Retire a massa da geladeira, polvilhe farinha delicadamente por cima da massa e corte com uma faca em pães de 15 cm por 5 cm. Transfira para uma assadeira que vai ao forno e deixe fermentar em temperatura ambiente por mais 20 minutos.
8. Borrife com água e leve para assar por 15 minutos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).