Os 20 países mais felizes do mundo

No Dia Internacional da Felicidade, ranking da ONU traz Brasil em 41º lugar, uma perda de 12 posições em relação ao ano passado

Laura Begley Bloom
Compartilhe esta publicação:
FG Trade/Getty Images
FG Trade/Getty Images

Ranking que mede a felicidade dos países traz a Finlândia no topo pelo quarto ano consecutivo

Acessibilidade


Embora muita gente não saiba, hoje (20) é comemorado o Dia Internacional da Felicidade, data criada em 2013 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para reconhecer a importância de ser feliz. Todos os anos, a entidade publica o Relatório da Felicidade no Mundo, que elenca os países mais felizes. Em 2021, pelo quarto ano consecutivo, a Finlândia ficou no topo do ranking, seguida por Islândia, Dinamarca, Suíça e Holanda.

Nos Estados Unidos, apesar do alto impacto da pandemia de Covid-19, as coisas parecem ter melhorado em relação a 2020: o país aparece em 14º lugar, um salto de quatro posições, à frente até do Canadá, que caiu para a 15ª posição.

LEIA MAIS: Marlova Jovchelovitch Noleto, representante da UNESCO no Brasil, explica porque “felicidade é um conceito coletivo”

A pesquisa classifica a felicidade global em diversos países ao redor do mundo. Normalmente, os estatísticos baseiam a classificação em dados da Gallup World Poll. Mas, este ano, foi um pouco diferente. Como os pesquisadores não conseguiram fazer entrevistas cara a cara em vários países, eles se concentraram na relação entre o bem-estar e a Covid-19 para determinar a classificação.

“Surpreendentemente, não houve, na média, um declínio do bem-estar na avaliação das próprias pessoas sobre suas vidas”, diz o professor da Universidade de British Columbia John Helliwell, uma das pessoas por trás do relatório. “Uma possível explicação é que as pessoas veem a Covid-19 como uma ameaça externa comum, que afeta a todos, e isso pode ter gerado um maior senso de solidariedade e compaixão.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Outro destaque do levantamento deste ano é a Noruega, que caiu da 5ª para a 8ª posição. Em 2019, o país ocupava o 3º lugar. O Reino Unido caiu cinco posições e ocupa, agora, o 18º lugar, enquanto a Alemanha aparece em 7º – um ganho de 10 posições em relação ao ano passado. Outro grande salto foi da Croácia, que subiu do 79º para o 23º lugar. O Brasil aparece na 41ª posição – uma queda de 12 posições em relação ao levantamento anterior.

Além dos países mais felizes do mundo, o relatório também analisou os lugares onde as pessoas são mais miseráveis. Este ano, países como Afeganistão, Zimbábue, Tanzânia e Jordânia foram classificados como alguns dos mais infelizes do mundo.

Veja, a seguir, os 20 países mais felizes do mundo:

1.Finlândia
2.Islândia
3.Dinamarca
4.Suíça
5.Países Baixos
6.Suécia
7.Alemanha
8.Noruega
9.Nova Zelândia
10.Áustria
11.Israel
12.Austrália
13.Irlanda
14.Estados Unidos
15.Canadá
16.República Checa
17.Bélgica
18.Reino Unido
19.China
20.França

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Compartilhe esta publicação: