O melhor do enoturismo no mundo: quatro vinícolas imperdíveis em Montalcino, na Itália

Conheça as propriedades com os vinhedos e hotéis mais encantadores da região italiana famosa mundialmente pelo vinho Brunello.

Shelby Knick
Compartilhe esta publicação:
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

A região italina de Montalcino é famosa mundialmente pelo vinho Brunello

Acessibilidade


À medida que o mundo das viagens desperta aos poucos novamente com a abertura em alguns países, os amantes de vinho não poderiam desejar destino melhor do que uma região da Itália repleta de tradições que têm sido aprimoradas em conjunto com as inovações atuais. Naturalmente protegido no topo de uma deslumbrante colina cercada por uma floresta densa, Montalcino é um dos terroirs agrícolas (extensão de terra cultivada) mais ricos do mundo, com um ecossistema próspero, cultura vibrante e taxas de desemprego extremamente baixas. 

Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2004, Montalcino reúne condições ideais para a produção de rótulos da melhor qualidade e experiências culturais autênticas e luxuosas. A região é mais conhecida pelo Brunello, símbolo internacionalmente reconhecido do bom vinho italiano, mas há muito mais para se descobrir no Consorzio del Vino Brunello di Montalcino: fundada em 1967, a associação agora inclui 208 vinícolas. 

LEIA MAIS: 8 destinos imperdíveis para amantes de vinho

Segundo seu presidente, Fabrizio Bindocci, a marca do consórcio valoriza “qualidade em vez de quantidade, defesa da biodiversidade, progresso e responsabilidade social”. 

Para iniciar um mergulho nesta região histórica, veja na galeria de imagens a seguir quatro vinícolas que certamente irão encantar:

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
  • Castiglion Del Bosco

    No exuberante Parque Natural Val d’Orcia, também patrimônio mundial da Unesco, o Castiglion del Bosco é uma propriedade rural de mais de 2 mil hectares fundada por Massimo e Chiara Ferragamo. A propriedade de 800 anos abriga ruínas de um antigo castelo, uma igreja medieval e o Borgo, uma vila histórica que agora é o coração do hotel de luxo Rosewood Castiglion del Bosco Resort.

    A propriedade também inclui a histórica vinícola Brunello di Montalcino, uma das 25 fundadoras do Consorzio del Brunello em 1967, e o The Club, o único clube de golfe privativo na Itália com um impressionante campo de 18 buracos, projetado pelo lendário Tom Wisekopf e reservado apenas para membros.

    Um excelente destino gastronômico, o resort tem dois restaurantes, uma horta orgânica e uma escola de culinária. O chef executivo Matteo Temperini cria pratos simples e refrescantes com ingredientes tradicionais da culinária local. As 42 suítes e 11 vilas totalmente privativas do resort exalam harmonia, com móveis antigos e recantos íntimos, tecidos feitos à mão e vigas de madeira expostas, todos realçados por comodidades elegantes e modernas.

    Os visitantes também podem fazer parte do Millecento Wine Club, um dos clubes mais exclusivos do mundo do vinho, acessível apenas por convite, onde poderão desfrutar de eventos privados e degustações especiais na Toscana e em todo o mundo. A vinícola e o clube de golfe privado permanecem abertos e o hotel irá reabrir no dia 2 de junho.

    Reprodução/Forbes
  • Argiano

    Com raízes que remetem à Roma Antiga, a propriedade Argiano tem um longo histórico de produção de vinhos refinados e de contribuição cultural em Montalcino. Como uma das vinícolas mais encantadoras e importantes da região, ela também ajudou a fundar o Consorzio del Brunello.

    Vinhos renomados como Brunello, Solengo e Riserva são envelhecidos na antiga adega subterrânea, dando aos visitantes o verdadeiro sabor da tradição. A temporada turística já foi retomada e os visitantes já podem relaxar e usufruir da autêntica vida da Toscana.

    A villa da propriedade, Bell ‘Aria, chamada dessa forma pela qualidade do ar puro no local, está passando por uma renovação deslumbrante e fiel ao passado. Do fundo da antiga cisterna ao último andar da villa, o arquiteto Filippo Gastone, conhecido por sua precisão histórica e encarregado da restauração do Vaticano, supervisionou meticulosamente todos os aspectos do grande “renascimento” da propriedade.

    Agora reaberta com hora marcada, a villa oferece experiências imersivas de enologia, excursões culturais e comidas e vinhos excelentes. Os visitantes podem solicitar a curadoria de um chef particular, que escolherá cuidadosamente pratos com alimentos orgânicos e de origem local, preparados pelo hotel-fazenda do complexo.

    A espaçosa propriedade fará os hóspedes se sentirem como se estivessem em seus próprios vinhedos privativos toscanos. Eles não podem deixar de experimentar o Brunello 2016, uma grande safra que vem ganhando nome no exterior.

    Reprodução/Forbes
  • Banfi

    Desde a entrada inicial, com uma garagem para carros que se estende por quilômetros e é cercada por ciprestes, a propriedade Banfi impressiona com sua grandiosidade. Um dos produtores mais conhecidos do mundo do vinho Brunello di Montalcino, o estabelecimento foi fundado em 1978 pelos irmãos ítalo-americanos John e Harry Mariani. A intenção deles era criar uma vinícola de última geração, com os métodos científicos mais avançados disponíveis para a enologia. A contribuição entre a família Mariani, Ezio Rivella (um dos principais enólogos da Itália), a riqueza dos solos locais e uma localização microclimática privilegiada resultaram em uma propriedade com enorme capacidade para desenvolver vinhos.

    A família dedica-se com paixão à busca pela excelência ao produzir os conceituados vinhos de Montalcino, bem como em oferecer hospitalidade no Castello Banfi Wine Resort, a fortaleza histórica que coroa a vinícola cercada por vinhedos e oliveiras verdejantes. O Castello deve estar no topo da sua lista de desejos no pós-pandemia. Engenhosamente transformadas e modernizadas, as antigas vilas históricas de pedra são o oásis toscano absoluto.

    O Hotel Il Borgo oferece quartos luxuosos, uma piscina deslumbrante, jardins bem cuidados e faz parte do Relais & Chateaux desde 2019. Entre os benefícios, os hóspedes podem relaxar completamente, desfrutar da atenção da dedicada equipe de funcionários e aproveitar as comodidades oferecidas para fazer uma imersão completa na autêntica Toscana.

    Já a Enoteca, loja de vinhos do Castello, leva os visitantes em uma viagem pelas tradições culinárias regionais com vinhos nobres e iguarias refinadas, que termina no restaurante da propriedade, o La Taverna, com pratos toscanos feitos com amor. Para uma experiência de alta gastronomia, é preciso reservar uma mesa no La Sala dei Grappoli, ganhador de uma estrela Michelin em 2020.

    Os hóspedes também podem mergulhar na rica história do vidro no Museu da Garrafa e do Vidro ou descobrir os segredos do lendário condimento balsâmico na Balsameria. E, claro, fazer um tour pela vinícola com mais de 7 mil barris personalizados, onde tradição e ciência se unem em harmonia.

    Reprodução/Forbes
  • Capanna

    Subindo ao norte no mapa da região, bem aos pés da colina de Montalcino, está a propriedade Capanna: uma vinícola familiar fundada em 1957 por Giuseppe Cencioni, quando o Brunello ainda não havia sido descoberto entre os vinhos de excelente qualidade do mundo. Cencioni foi um dos primeiros 25 fundadores do Consorzio del Brunello di Montalcino e, hoje, Patrizio e Amedeo Cencioni (3ª e 4ª geração, respectivamente) cuidam de forma meticulosa do dia a dia da vinícola.

    A família supervisiona diretamente todo o processo de produção do vinho – dos vinhedos à própria vinificação -, dando origem a um dos estilos de Brunello mais clássicos de toda a região. A filosofia da vinícola é “manter as verdadeiras tradições e valores por trás do Brunello ao longo de décadas, com humildade, trabalho árduo e o máximo respeito por nossa herança”.

    Depois de alcançar o reconhecimento mundial por seus rótulos de qualidade, Patrizio e Amedeo se deram conta que, nos tempos de hoje, o vinho precisa ser encarado como uma experiência holística. Para isso, os dois abriram a Capanna Suites em julho de 2019: uma charmosa e sofisticada boutique de agroturismo, que oferece férias country chic ideais na Toscana e permite que os hóspedes desfrutem o exclusivo universo do Brunello.

    Com uma profunda imersão na região que é o coração montanhoso do terroir Brunello, o hotel-fazenda é dedicado aos amantes do belo território de Montalcino e seus vinhos ímpares. Quem se hospedar na propriedade pode curtir um ambiente exclusivo, explorar a adega e descobrir a culinária gourmet do restaurante Il Passaggio Capanna, inaugurado em 2019 com menu de bistrô no almoço e da alta gastronomia à noite.

    Reprodução/Forbes

Castiglion Del Bosco

No exuberante Parque Natural Val d’Orcia, também patrimônio mundial da Unesco, o Castiglion del Bosco é uma propriedade rural de mais de 2 mil hectares fundada por Massimo e Chiara Ferragamo. A propriedade de 800 anos abriga ruínas de um antigo castelo, uma igreja medieval e o Borgo, uma vila histórica que agora é o coração do hotel de luxo Rosewood Castiglion del Bosco Resort.

A propriedade também inclui a histórica vinícola Brunello di Montalcino, uma das 25 fundadoras do Consorzio del Brunello em 1967, e o The Club, o único clube de golfe privativo na Itália com um impressionante campo de 18 buracos, projetado pelo lendário Tom Wisekopf e reservado apenas para membros.

Um excelente destino gastronômico, o resort tem dois restaurantes, uma horta orgânica e uma escola de culinária. O chef executivo Matteo Temperini cria pratos simples e refrescantes com ingredientes tradicionais da culinária local. As 42 suítes e 11 vilas totalmente privativas do resort exalam harmonia, com móveis antigos e recantos íntimos, tecidos feitos à mão e vigas de madeira expostas, todos realçados por comodidades elegantes e modernas.

Os visitantes também podem fazer parte do Millecento Wine Club, um dos clubes mais exclusivos do mundo do vinho, acessível apenas por convite, onde poderão desfrutar de eventos privados e degustações especiais na Toscana e em todo o mundo. A vinícola e o clube de golfe privado permanecem abertos e o hotel irá reabrir no dia 2 de junho.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: