Família de Bob Marley lança a primeira marca de cogumelos funcionais e psicodélicos do mundo

Mike Prior/Getty Images
Mike Prior/Getty Images

Portfólio inicial de produtos inclui extratos feitos de cogumelos com propriedades medicinais, que podem ajudar da qualidade do sono à imunidade

A família do Bob Marley quer vender para você alguns cogumelos. Com uma parceria com a Silo Wellness, empresa líder global em psicodélicos, ela acaba de lançar a Marley One, a primeira marca global de consumo de cogumelos funcionais e alucinógenos.

A lista inicial de produtos incluirá uma variedade de extratos de fungos funcionais, entre eles espécies como cordyceps, juba de leão, chaga, reishi e cauda de peru – que oferecem uma série de benefícios únicos para saúde e bem-estar, desde imunidade e saúde intestinal até função cognitiva e melhoria do sono. A empresa pretende lançar uma linha de cogumelos psicodélicos sob o nome de Marley ainda este ano, a ser seguida por outros itens, entre eles gomas, cápsulas e cosméticos.

LEIA MAIS: Com tênis feito de couro de cogumelo, Adidas coloca moda à base de fungos nos holofotes

Se você chegou até aqui, a primeira coisa que deve estar se perguntando é: “O que é um cogumelo funcional?”

Cogumelos comestíveis como porcini e shiitake são, provavelmente, algo que você conhece, assim como cogumelos psicodélicos que podem causar alucinações. Já os cogumelos funcionais são um pouco diferentes.

“Eles são um suplemento natural e maravilhoso para a saúde”, disse o CEO da Silo Wellness, Douglas K. Gordon, da Jamaica. “Eles têm propriedades que ajudam em diferentes funções – de tudo, desde imunidade a digestão e concentração.”

Os cogumelos funcionais representaram uma indústria de US$ 46 bilhões em 2020, e esse número está crescendo anualmente. Embora você não vá ficar chapado com qualquer um dos suplementos, poderá potencialmente obter alguns benefícios para a saúde ao consumi-los. Pense neles como um multivitamínico, no sentido de que é algo para tomar todos os dias, e com o tempo, você pode começar a ver melhorias positivas para sua saúde.

“Juba de leão, chaga, reishi…Já ouvimos sobre essas coisas antes, mas não estamos realmente familiarizados com elas como algo que devemos consumir como parte de uma dieta balanceada e que podem ajudar nossa saúde e bem-estar em geral”, disse Gordon.

LEIA MAIS: Por que um fungo se tornou o material preferido da moda de luxo

A linha inaugural de produtos reúne cinco extratos diferentes, cada um com um benefício ímpar para a saúde:

  • One Mind: mistura com sabor de café feita dos cogumelos juba de leão e gingko biloba, para melhorar o foco e a função cognitiva
  • One Flow: blend com sabor de menta feita do fungo cordyceps e a raiz medicinal ginseng, para aumentar a resistência física e a função mental.
  • One Harmony: com sabor de manga, a mistura junta o cogumelo chaga com gengibre, para estimular a saúde intestinal e melhorar a digestão.
  • One Body: blend sabor de frutas vermelhas, de cauda de peru e a planta astrágalo, para fortalecer o sistema imunológico.
  • One Rest: mistura com sabor de baunilha, produzida com reishi e a substância GABA, com a função de ajudar na redução da tensão e estresse e melhorar a qualidade do sono.
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Na estreia da marca, serão lançados 5 extratos feitos de cogumelos, cada um com foco em algum problema de saúde e bem-estar

A curto prazo, a marca está trazendo os cogumelos funcionais ao mercado, mas a esperança é de que a iniciativa também seja capaz de iniciar mais um capítulo sobre os cogumelos em geral – esperançosamente ajudando a pavimentar o caminho a longo prazo para os psicodélicos.

“O objetivo maior é desestigmatizar [os cogumelos] e fazer com que as pessoas olhem para eles sem todas as preocupações fruto de noções preconcebidas”, diz Gordon.

A ideia é que, ao tornar o público mais ciente sobre os cogumelos e seus benefícios para a saúde, eles podem abrir de forma mais tranquila o caminho para psicodélicos potencialmente disponíveis legalmente de forma mais ampla.

“Em um nível global, pessoas que agora têm uma marca na qual confiam podem ter afinidade (ou mesmo curiosidade) para aprender mais sobre cogumelos. Ao longo do processo, isso diminui aquele tipo de preocupação e medo dos psicodélicos. Temos uma grande oportunidade de educá-las sobre o assunto”, diz Gordon. “Na primeira fase, oferecemos ao público mais saúde e bem-estar e, na segunda etapa, damos a ele a chance de uma transformação muito mais substantiva para aproveitar os benefícios dessa categoria de produtos.”

LEIA MAIS: 5 refúgios de cannabis ao redor do mundo para você relaxar

Já que os cogumelos são funcionais, sua venda é legalizada. Os extratos Marley One estarão disponíveis para compra online e em varejistas em todo os Estados Unidos.

“Como família, buscamos usar nossa plataforma para inspirar mudanças positivas. O lançamento da marca Marley One, em colaboração com uma empresa pioneira como a Silo Wellness, nos permite fazer exatamente isso, combinando a sabedoria antiga com a ciência moderna”, disse Cedella Marley, CEO do Bob Marley Group of Companies, em comunicado. “É do nosso desejo que esses produtos empoderem as pessoas a vivenciar a unidade com a natureza e o universo em geral – e, finalmente, alcançar uma maior autorrealização”.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).