O que o futuro reserva para a marca de uísque mais cara do mundo

Depois de quebrar o recorde com uma garrafa vendida a US$ 2 milhões, a Craft Irish Whiskey Company quer consolidar a Irlanda como grande produtora do destilado no mundo .

Brad Japhe
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Jay Bradley, o fundador da Craft Irish Whiskey Company, marca dona do uísque mais caro do mundo: US$ 2 milhões

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Em fevereiro de 2021, a Craft Irish Whiskey Company estampou as manchetes (e atiçou a indignação) ao leiloar uma caixa de destilado de 30 anos extremamente rara por um recorde de US$ 2 milhões. A história foi notável não apenas pelo preço de cair o queixo, mas pela identidade nacional da própria bebida. Historicamente, uma lista dos uísques mais caros do mundo incluiria exclusivamente scotchs single malte, tipicamente associados à Escócia. Mas com este anúncio, o centro geográfico mudou desafiadoramente em direção à  Irlanda, também conhecida como Ilha Esmeralda.

A caixa de luxo com sete peças foi intitulada, apropriadamente, “The Emerald Isle Collection” (“A Coleção Ilha Esmeralda”, em tradução livre). “Não tínhamos a intenção de criar o uísque mais caro do mundo”, afirma o fundador da empresa e irlandês com orgulho, Jay Bradley . “O objetivo era criar o uísque mais perfeito possível. Ficamos obcecados: procuramos o uísque triplo destilado mais raro e mais antigo da destilaria mais antiga do mundo, finalizado em barris Pedro Ximenez especialmente criados para nós; trabalhando com cientistas importantes para projetar a melhor embalagem final. Estávamos simplesmente motivados em criar a experiência definitiva de beber uísque.”

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Conseguir este feito envolveu muitas facetas. Além do decantador em sua peça central, o conjunto inclui um ovo celta Fabergé feito à mão em esmeralda e ouro 18 quilates; um relógio de ouro 22k, também projetado pela famosa joalheria russa; um charuto Cohiba Siglo VI Grand Reserva com cortador folheado a ouro. Em outras palavras: uma coleção ​​de um milionário. A junção desses itens foi suficiente para fazer sucesso com uma garrafa de 1926 de The Macallan, que rendeu um valor relativamente modesto de US$ 1,9 milhão, em outubro de 2019.

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A caixa de colecionador da “The Emerald Isle Collection” foi leiloada por US$ 2 milhões no começo de 2021

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O total recebido pela “The Emerald Isle Collection” foi destinado a uma instituição de caridade que beneficiava pesquisas sobre câncer infantil. No entanto, alguns tradicionalistas criticaram a transação por ser confusa, já que envolvia mais do que apenas uma garrafa de bebida. Em contraste, a estreia da marca, o single malte irlandês The Devil’s Keep de 29 anos, custou meros US$ 60 mil a garrafa em 2020 – sem todas as outras bugigangas chamativas. Ainda assim, ele conseguiu estabelecer seu próprio recorde como o lançamento mais caro para qualquer empresa de uísque, de todos os tempos.

Então, como acompanhar esse tipo de alarde? No início deste ano, Bradley surgiu na zona rural da Pensilvânia para responder à pergunta. Ele escolheu o opulento Nemacolin Resort como pano de fundo adequado para sua última revelação: o The Brollach .

É um caso particularmente pessoal para Bradley, que concebeu a bebida de US$ 6.500 como homenagem a seu falecido pai. O uísque bidestilado foi destilado em 22 de janeiro de 2001 – o mesmo dia em que Bradley deixou sua casa natal pela primeira vez para seguir carreira na Austrália.

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A mais recente novidade da marca é o uísque bidestilado The Brollach

“Brollach é uma forma abreviada de ‘O’Brollachans’ – uma versão antiga do nome de minha família, e é disso que trata este lançamento”, explica o empresário. “Eu abri a Craft Irish Whiskey Co. depois de uma proveitosa conversa tarde da noite com meu pai. Ele era apaixonado por uísque irlandês e me ensinou muito do que sei. Este uísque foi criado em sua homenagem e penso nele toda vez que provo.”

O que a maioria das outras pessoas irá provar é um malte rico e robusto que aproveita o melhor do carvalho francês e da tanoaria de madeira para o seu acabamento. Firme, mas cheio de nuances, ele tem notas florais sobre um gosto de caramelo e açúcar queimado. Mas, independentemente de quão incrível seja, será que o mesmo tipo de colecionadores e apreciadores de uísque que gastam US$ 6 mil por uma garrafa de scotch (e uísque japonês) estarão dispostos a fazer o mesmo por uma alternativa irlandesa?

Bradley investiu pesadamente na afirmação. E ele já está observando uma validação encorajadora. Além de sua parceria com a Fabergé, a Craft Irish Whiskey Co. está agora colaborando com o Guia Michelin para desenvolver a primeira experiência exclusiva de uísque de mesa para restaurantes com estrelas Michelin.

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Menos de um ano após o lançamento, já há receita suficiente para abrir uma destilaria operacional dentro do bairro histórico de Dublin – antes considerada a capital mundial da produção de uísque. Bradley, por sua vez, é inabalável em seu desejo de devolver à região seus dias de glória do início do século 20.

“Apesar do que dizem os escoceses, nós inventamos o uísque antes de tudo – e o aperfeiçoamos bem onde nasci, no bairro de Liberties, em Dublin”, ele exclama. “Fomos o padrão ouro durante séculos, mas as pessoas não se apaixonaram pelo sabor, simplesmente porque não conseguiram ter acesso a nossa bebida. O uísque irlandês foi dizimado por questões geopolíticas como guerras mundiais, embargos comerciais, guerras civis e a Lei Seca norte-americana. Mas nossos dias de esquecimento acabaram. ”

Esta não é uma história de volta por cima. Afinal, o uísque irlandês está entre as categorias de bebidas destiladas que mais crescem nos Estados Unidos há mais de uma década. Este é um conto de progresso e prestígio. E, para isso, a Craft Irish Whiskey Company está se afirmando como uma contadora de histórias ambiciosa demais para ser ignorada.

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