Sommelier de maconha: curso forma especialista para orientar consumo

Um Ganjier é um “mestre em serviço de cannabis” treinado e certificado que pode orientar habilmente qualquer consumidor para os produtos e experiências ideais para eles.

A. J. Herrington
Compartilhe esta publicação:
Divulgação
Ganjier

O Ganjier é treinado para atender clientes como sommelier de maconha

Acessibilidade


A legalização da maconha levou a uma mudança sísmica no mercado de cannabis para milhões de consumidores em estados norte-americanos com maconha legal. Já se foram os dias de esperar por “seu cara”, que, quando finalmente disponível, provavelmente teria apenas uma ou no máximo algumas variedades de cannabis para escolher. Hoje, os compradores em estados onde a maconha é legalizada podem ficar perdidos com tantas opções disponíveis, incluindo dezenas de variedades de flores de cannabis com uma seleção saudável de comestíveis de maconha, produtos para uso tópico, tinturas e muito mais.

A ligação entre o cliente e a cannabis nos dispensários é o budtender, uma mistura de farmacêutico e vendedor, muitos dos quais são conhecedores de alto nível capazes de orientar seus clientes para a variedade ou método certo de ingestão para os efeitos desejados, sejam medicinais ou recreativos. Mas o treinamento e a experiência de cada budtender não é padronizado, fazendo os clientes questionarem quão experiente é a pessoa do outro lado do balcão. Agora, preenchendo essa lacuna de experiência, está o Ganjier, um novo profissional certificado de cannabis treinado para atender clientes como sommelier de cannabis.

LEIA TAMBÉM: Mercado de cannabis tem explosão de demanda por empregos

O programa de treinamento Ganjier foi desenvolvido por um grupo de 18 profissionais da indústria de cannabis, incluindo cultivadores, cientistas, criadores, fabricantes de haxixe e executivos, todos eles conhecedores da planta por conta própria. Conhecido como Ganjier Council, o grupo de especialistas projetou o currículo e a certificação Ganjier em parceria com a empresa de educação sobre cannabis Green Flower. Derek Gilman, diretor administrativo do programa, diz que os Ganjiers certificados podem desempenhar um papel vital no mundo em rápido crescimento da maconha legal.

“Enquanto as indústrias do vinho e do charuto têm sommeliers, a indústria de café tem os provadores, até o lançamento do programa Ganjier, nenhum especialista em cannabis existia”, explica Gilman em entrevista por e-mail. “O Ganjier é um aficionado por cannabis e uma ligação interpretativa – formado em complexidades como sabor, terpenos e acabamento – servindo como um canal entre a cannabis e o consumidor, navegando em suas complexidades e otimizando a experiência do usuário.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Além da Indica e da Sativa

O marketing inicial da indústria da maconha e as percepções comuns da cannabis e suas variadas qualidades e efeitos se concentraram em amplas categorias, incluindo Indica, Sativa e híbrida, agrupamentos que são em grande parte insignificantes no mercado de hoje e sua vasta e mista linhagem de variedades comerciais. Ainda menos confiável é usar a porcentagem de THC ou outros canabinóides como fator determinante para a seleção de produtos de cannabis.

Em vez disso, o programa Ganjier ensina os alunos a usarem seus sentidos para avaliar o aroma, a aparência, o sabor e o efeito de uma amostra específica de flor de cannabis, incluindo características diferenciadas como terroir e terpenos, uma classe de compostos aromáticos e muitas vezes terapêuticos. Uma vez certificado, o Ganjier está preparado para ajudar os consumidores a navegar pelas centenas, senão milhares, de ofertas em seu dispensário local.

“Uma gama diversificada e em constante expansão de produtos e serviços de cannabis está entrando no mercado hoje”, diz Gilman. “Enquanto os consumidores exploram avidamente maneiras mais naturais de melhorar suas vidas, lidar com doenças e buscar elevar e refinar sua experiência com cannabis, a demanda por aqueles com conhecimento mais profundo e abrangente da planta, suas nuances, qualidades inatas – e possibilidades – está se tornando primordial.”

Divulgação
Ganjier

A lupa de um joalheiro dá uma visão de perto da flor de cannabis

O nível inicial do Certified Ganjier consiste em 31 aulas online distribuídas em dez cursos que abrangem história, ciência, botânica, genética, cultivo, processamento, avaliação, serviço, vendas e consumo, além de um curso extracurricular bônus que abrange “O Mundo da Cannabis Conhecimento.”

O treinamento EAD é seguido por um programa presencial de dois dias realizado no condado de Humboldt, na Califórnia, o coração da famosa região de cultivo de maconha do Triângulo Esmeralda. Os alunos aprendem o Protocolo de Interação com o Cliente para ajudar a orientar as conversas com os consumidores para fornecer o mais alto nível de serviço. O curso presencial também incorpora um extenso treinamento prático na avaliação da qualidade da flor e dos concentrados de cannabis.

O programa inclui um kit de ferramentas de educação Ganjier, incluindo treinamento de palato terpeno, uma lupa de joalheiro para inspeção minuciosa de flores de cannabis e acesso ao Protocolo de Avaliação Sistemática do programa, um aplicativo de smartphone que serve como uma ferramenta para avaliar com precisão flores e concentrados de cannabis.

A certificação é alcançada no fim do treinamento presencial e a conclusão bem-sucedida de um exame final. No final, um Ganjier é um “mestre em serviço de cannabis” treinado e certificado que pode orientar habilmente qualquer consumidor para os produtos e experiências ideais para eles.

Divulgação
Ganjier

Os candidatos a Ganjier têm acesso a um aplicativo que serve como uma ferramenta para avaliar a qualidade das flores e dos concentrados de cannabis

“Ganjiers aprendem como cada decisão que o cultivador toma, da genética à cura, afeta a qualidade final da flor de cannabis”, observa Gilman. “Nosso programa também abrange o conceito de terroir, seu papel na expressão genética da planta e como isso afeta o sabor e a potência do produto final.”

Gilman diz que a turma inaugural do Certified Ganjier do ano passado lotou semanas após a abertura das inscrições, com os graduados concluindo o programa e recebendo suas certificações no outono passado. As inscrições estão atualmente abertas e quase pela metade para a turma de 2022, com vagas preenchidas por ordem de chegada. A formação Certified Ganjier custa $ 2.997, cerca de R$ 15.171. Os programas Advanced Ganjier e Executive Ganjier serão introduzidos posteriormente.

Compartilhe esta publicação: