Berlim: como aproveitar um verão perfeito na capital alemã

Uma seleção de passeios, hotéis, festivais, restaurantes e mais para curtir a melhor estação do ano nessa cidade efervescente

Shelby Knick
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

O verão é uma das épocas mais gostosas para conhecer Berlim, com vários festivais, festas e programações culturais

Acessibilidade


À medida que o mundo se abre cada vez mais para as viagens internacionais, Berlim oferece atividades e atrações para todos os tipos de viajantes, desde desbravadores experientes a exploradores de primeira viagem.

Localizado no coração da planície do norte da Alemanha, este palco proeminente da história mundial atravessa as margens do rio Spree, proporcionando aos amantes da natureza uma cidade composta por florestas, parques, jardins, rios, canais e lagos. Além disso, o verão em Berlim leva locais e visitantes a sair para o ar livre e descobrir a interação com diferentes ecossistemas.

Confira a seguir dicas essenciais para aproveitar o verão em Berlim:

Como chegar

Como muitas histórias épicas, a melhor jornada de Berlim tem um começo e um fim expresso: o Airport Express (FEX), para ser exato. Pegue a direita no Terminal 1 ou 2 do
Aeroporto de Berlim-Brandemburgo (BER) e chegue à estação mais próxima do seu hotel rapidamente, sem a necessidade de se preocupar com o trânsito e o estacionamento. Quando a aventura termina, o FEX transporta você de volta para pegar seu voo de volta.

Leia mais: O que fazer em Lisboa: insider dá dicas valiosas da cidade

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Onde ficar

→ Boutique Hotel Neuer Fritz

Divulgação

De albergues a hotéis 5 estrelas (e tudo mais), encontrar hospedagem em Berlim é tão fácil quanto contar um, dois, três. Procurando um hotel no ponto mais central da cidade? Veja o Hotel Neuer Fritz. Este tranquilo hotel boutique possui quartos exclusivos e luxuosos, incluindo suítes com vistas deslumbrantes do Spree, da Ilha dos Museus e da Torre de TV. No térreo, almoce ou jante no icônico restaurante Italofritzen e tome uma bebida no aconchegante bar de coquetéis.

O verdadeiro orgulho do hotel é ter “o espírito do meio”, já que é possível chegar a qualquer local importante da cidade em 10 minutos, seja a pé ou de trem. Com um toque diferente no hotel tradicional, é a escolha perfeita para uma viagem de negócios ou família.

Como explorar

→ Stern und Kreisschiffahrt – Passeios de barco

Se suas pernas estão loucas para voltar à água, o passeio histórico de uma hora da Stern & Kreis Schifffahrten dá as boas-vindas a bordo. Sente-se no deck ou nos assentos internos e descubra pontos turísticos e destaques famosos, desde o distrito governamental até a Casa das Culturas Mundiais e o Castelo de Bellevue. Este passeio inspirador inclui a Coluna da Vitória, a Catedral de Berlim, a Ilha dos Museus, o Bairro Nikolai e o Humboldt Forum, enquanto flutua confortavelmente ao longo do rio Spree.

Getty Images
Getty Images

Bela vista da histórica Catedral de Berlim (Berliner Dom) na famosa Ilha dos Museus com navio passando sob a ponte Friedrichsbrucke no rio Spree

→ Oasis of Berlin – Green Berlin Bike Tour

Berlim é diversificada e cheia de vida – e visitar locais clássicos é apenas uma maneira de se maravilhar com tudo o que a cidade tem a oferecer. Para aqueles que procuram descobrir os cantos escondidos, os espaços verdes mais tranquilos e criativos fora do óbvio, o Oasis of Berlin oferece aos visitantes um passeio de bicicleta único, pessoal e autêntico com um dos seus guias especialmente treinados, cada um dos quais criou sua própria versão de um oásis.

Suba em suas rodas alugadas e mergulhe nos inúmeros parques de Berlim, navegue ao longo das ciclovias e através de algumas paisagens surpreendentes e surreais. Vá além dos livros de história e atrações turísticas e entre nos pedaços naturais paradisíacos da cidade.

Leia mais: O que fazer em Roma: 24 horas na capital italiana

Coisas para fazer

Além de passeios a pé, de barco e de bicicleta, museus, locais históricos, restaurantes, bares, compras de luxo e mercados de pulgas, Berlim tem atividades especiais para todos os tipos de viajantes. Confira:

→ Jardins do mundo

Visit Berlin
Visit Berlin

O jardim renascentista italiano nos Jardins do Mundo em Berlim

Jardins do Mundo (Gärten der Welt) leva você ao redor do mundo em 22 jardins. A 45 minutos do centro da cidade no metrô, encontre instalações de jardim projetadas por arquitetos internacionais, flores e plantas de diferentes países, exposições de arte e até playgrounds. Passe o dia mergulhando calmamente na maravilhosa vegetação e arquitetura ou pegue o teleférico e veja os jardins de cima. O Gärten der Welt também incorpora o espírito do verão com diferentes concertos, festivais e outros acontecimentos especiais.

O verão em Berlim é colorido com outros eventos e coisas para fazer, já que a maioria dos berlinenses e turistas saem para o ar livre. Refresque-se em uma das sorveterias, biergartens ou bares. Desfrute de um piquenique em um dos parques, lagos ou rios. Aproveite o dia e vá às baladas, desfrute de uma deliciosa refeição no terraço de um restaurante durante a noite ou assista a um filme no lendário cinema ao ar livre.

Visit Berlin
Visit Berlin

Mercado de pulgas ao ar livre na Boxhagener Platz

→ 12 Seasons

Ou viva uma verdadeira experiência culinária no 12 Seasons. Inaugurado em 2019, a equipe por trás decidiu abraçar o fluxo mutável da natureza. Visitantes escolhem entre oito, seis ou quatro pratos, mas podem sempre esperar pura paixão em cada um deles. A colheita natural determina o cardápio de cada mês, mas a equipe da cozinha, liderada por Kamel Haddad, combina com ousadia diferentes sabores, ingredientes e métodos culinários.

Divulgação

O início de cada “temporada” é comemorado com uma festa de lançamento para apresentar o novo menu, vinhos e bebidas a serem oferecidos. A verdadeira estrela do show é a cozinha aberta. O restaurante se esforça para tornar comer fora uma experiência além de apenas comer. O layout permite que todos os convidados compartilhem a alegria e o prazer da interação e divirtam-se quando a música inevitavelmente começa a tocar.

Leia mais: Quais os destinos de viagem mais subestimados da Europa?

→ Festival Kultursommer

Festival Kultursommer

Os apreciadores de cultura não podem perder o festival Kultursommer (Verão Cultural). Desfrute de 90 dias, 90 locais e 90 eventos, todos gratuitos e ao ar livre. Descubra não apenas a diversidade desta cidade, mas também os locais inusitados escolhidos para abrigar desde exposições literárias a apresentações teatrais, musicais e de dança.

→ Longa Noite dos Museus

Os amantes da arte têm a escolha da vez com dois festivais diferentes. Estabelecida em 1997, a Longa Noite dos Museus permite que os visitantes passem a noite percorrendo 75 museus, com ônibus inclusos, e mais de 700 eventos – incluindo exposições, instalações, palestras, delícias culinárias e música. A 12ª Bienal de Arte Contemporânea de Berlim concentra-se principalmente no colonialismo e seu impacto atual. Com curadoria de Kader Attia, o evento acontecerá até setembro em cinco espaços repletos de simbolismo histórico, político e social.

Visitar Berlim é entrar em um mundo antigo e novo, delicioso e internacional, natural e histórico, descontraído e rápido, nunca estático – mas sempre em mudança para se adequar ao viajante.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: