Não há nada como caminhar por uma cidade, absorver a cultura local e descobrir espaços acessíveis apenas a pé. E, para saber quais valem a pena visitar, o Insider Monkey — um site de investimentos — elaborou uma lista das cidades mais “caminháveis” de 2024.
Os analistas do site utilizaram pontuações de caminhabilidade de fontes como Tourlane e WalkScore, e depois mapearam as distâncias entre as principais atrações turísticas. Outros pontos analisados foram a qualidade do ar e o índice de segurança. Enfim, a lista elegeu as 30 melhores cidades.
Leia também
A Europa dominou a lista, ocupando os cinco primeiros lugares e com 17 cidades no top 30. O topo é da Florença, na Itália, conhecida por sua história renascentista e arquitetura atemporal. Seu tamanho compacto faz com que todas as principais atrações estejam em um raio de 800 metros, facilitando a exploração a pé. Além disso, também é possível atravessar o centro da cidade em apenas duas horas.
Riga, a capital da Letônia, ficou em segundo lugar, seguida por Hamburgo (Alemanha), Porto (Portugal) e Madri (Espanha). Os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá tiveram, cada um, três cidades na lista. Há também duas na Austrália, uma na Ásia e uma no Oriente Médio.
Aqui estão as 30 principais cidades onde você pode desfrutar das melhores experiências a pé:
-
Getty Images 1. Florença, Itália
Florença lidera a lista como a cidade mais caminhável do mundo. Conhecida por sua história renascentista e arquitetura deslumbrante, os principais marcos da cidade, como a Galeria Uffizi, a Ponte Vecchio, a Piazza della Signoria, a Piazza del Duomo e a Catedral de Santa Maria del Fiore, estão todos a uma curta distância a pé. Outro destaque, segundo o Insider Monkey é que Florença “prioriza a limpeza, evidente em suas praças bem cuidadas e nas margens do rio Arno.”
-
Getty Images 2. Riga, Letônia
Esta capital medieval situada no Mar Báltico é um lugar encantador para pedestres. Suas atrações mais populares – a Catedral de Riga, o Mercado Central de Riga, a Casa das Cabeças Negras, o Parque Bastejkalna e o Jardim Vērmanes – estão a 2,4 km uma da outra. Além da Cidade Velha exclusiva para pedestres, o Insider Monkey recomenda conferir o bairro listado como Patrimônio Mundial da Unesco, Vecrīga, “o centro histórico de Riga.”
-
Getty Images 3. Hamburgo, Alemanha
As vibrações marítimas e os locais culturais de Hamburgo, como o Hamburg Dungeon e o Miniatur Wunderland, estão a menos de 3,2 km uma da outra. O eficiente transporte público da cidade e os locais cênicos contribuem para sua alta caminhabilidade.
-
Getty Images 4. Porto, Portugal
As ruas estreitas de paralelepípedos de Porto e os famosos marcos, como a Ponte Dom Luís I e a Livraria Lello, estão em um raio de 3,5 km. As ruas limpas e os parques bem cuidados da cidade aumentam sua caminhabilidade. “A qualidade do ar do Porto é influenciada por sua localização costeira”, observa o relatório.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Madrid, Espanha
Em Madrid, as principais atrações, como o Palácio Real e o Museu do Prado, estão a uma distância de 3,5 km, facilitando a exploração da cidade a pé. “A caminhabilidade da capital espanhola é mais evidente em áreas centrais como a Puerta del Sol e o Parque do Retiro, ambos marcos históricos”, segundo os autores do Insider Monkey.
-
Getty Images 6. Edimburgo, Escócia
Edimburgo é conhecida por seus parques limpos e marcos históricos, tornando-a um ótimo destino para caminhadas. Além disso, suas principais atrações, como o Museu Nacional da Escócia e o Castelo de Edimburgo, não ficam longe uma da outra.
-
Getty Images 7. Tallinn, Estônia
O layout compacto e o charme medieval de Tallinn fazem dela uma cidade ideal para caminhadas. O relatório descreve Tallinn como tendo um “layout compacto, o que torna ideal caminhar a pé.” Atrações como a Praça da Liberdade e a Prefeitura de Tallinn oferecem uma rica mistura de tradição e cultura.
-
Getty Images 8. Estocolmo, Suécia
Estocolmo tem uma das melhores qualidades de ar do mundo para pedestres. As principais atrações da cidade, incluindo o Palácio Real e o Museu Vasa, estão em um raio de 3,7 km, facilitando a exploração a pé.
-
Getty Images 9. Sydney, Austrália
Os marcos icônicos de Sydney, como a Ópera de Sydney e o Jardim Botânico Real, estão a uma curta distância a pé um do outro. A limpeza é uma das marcas registradas da cidade. Tudo isso é melhorado por um sistema de transporte público eficiente, caso você queira descansar os pés.
-
Getty Images 10. Boston, EUA
O charme histórico de Boston e seus parques bem cuidados fazem dela uma cidade altamente caminhável. As principais atrações, incluindo o Museu de Belas Artes e o Boston Common, estão em um raio de 4,6 km. “Boston tem uma qualidade de ar decente e a brisa do porto muitas vezes agracia a cidade”, diz o relatório.
-
Getty Images 11. Amsterdã, Países Baixos
Com seus belos canais e arquitetura histórica, Amsterdã é um paraíso para caminhantes. As principais atrações, como o Museu Van Gogh e o Rijksmuseum, estão a menos de 5 km uma da outra. E caso você queira descansar os pés, “Amsterdã tem uma rede de ciclovias juntamente com transporte público, o que ajuda a melhorar a acessibilidade”.
-
Getty Images 12. Liverpool, Inglaterra, Reino Unido
Liverpool, conhecida por sua história musical, tem um layout compacto que a torna ótima para caminhadas. As principais atrações, como o Museu de Liverpool e o Cavern Club, estão a apenas 5 km de distância.
-
Getty Images 13. Bordeaux, França
As principais atrações de Bordeaux, como a Place de la Bourse e o Jardin Public, estão a menos de 5,3 km uma da outra. A arquitetura da cidade e as áreas verdes aumentam sua caminhabilidade. Outro ponto positivo é que “Bordeaux é conhecida por sua limpeza, com múltiplos boulevards e áreas verdes.”
-
Getty Images 14. Copenhague, Dinamarca
As ruas amigáveis para bicicletas e os espaços públicos limpos de Copenhague a tornam altamente caminhável. Atrações como os Jardins de Tivoli e o Zoológico de Copenhague estão a menos de 6 km. Além disso, há outros atrativos: “A excelente qualidade do ar e segurança da cidade criam uma experiência agradável para pedestres,” segundo o relatório.
-
Getty Images 15. Istambul, Turquia
Esta cidade que se estende pela Europa e Ásia tem uma rica mistura de cultura e história que pode ser vivenciada a pé. As principais atrações, como a Mesquita Azul e o Grande Bazar, estão a menos de 6,1 km uma da outra. “A caminhabilidade de Istambul é caracterizada por bazares, vielas estreitas e o litoral do Bósforo,” escrevem os autores do relatório.
1. Florença, Itália
Florença lidera a lista como a cidade mais caminhável do mundo. Conhecida por sua história renascentista e arquitetura deslumbrante, os principais marcos da cidade, como a Galeria Uffizi, a Ponte Vecchio, a Piazza della Signoria, a Piazza del Duomo e a Catedral de Santa Maria del Fiore, estão todos a uma curta distância a pé. Outro destaque, segundo o Insider Monkey é que Florença “prioriza a limpeza, evidente em suas praças bem cuidadas e nas margens do rio Arno.”
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O top 30 das melhores cidades para pedestres fica completo com:
- Melbourne, Austrália
- Praga, República Tcheca
- Budapeste, Hungria
- Vancouver, Canadá
- Bristol, Inglaterra
- Reykjavik, Islândia
- Munique, Alemanha
- Jersey City, EUA
- Lisboa, Portugal
- Nova York, EUA
- Xangai, China
- Viena, Áustria
- Toronto, Canadá
- Montreal, Canadá
- Dubai, EAU