O que fazer (ou não) ao procurar um novo trabalho empregado

Especialistas explicam que é necessário cautela

Liz Ryan
Compartilhe esta publicação:

Muitos especialistas em carreiras dirão para começar a procurar por um novo emprego enquanto você ainda está trabalhando. Mas isso deve ser feito com cuidado.

Acessibilidade


MAIS FOTOS: 16 coisas para fazer você mais feliz no trabalho

FORBES reuniu diferentes os especialistas Andy Teach, Sara Menke, Michel Kerr, e Teri Hockett para listar 13 coisas do que fazer e não fazer sobre procurar um novo trabalho enquanto ainda estiver empregado. Veja na galeria de fotos a seguir:

  • Não conte a ninguém no trabalho atual

    “Não conte sobre sua procura e impeça que a informação se transforme em um boato,” diz Hockett. Dependendo da relação com seu chefe, você pode querer compartilhar a informação de que está à procura de um novo emprego, mas deixar seus colegas saberem pode fazer com que você não seja bem visto, especialmente se eles estiverem disputando sua vaga.

  • Tenha certeza de que seu perfil no LinkedIn está 100% completo

    Com tantos usuários no LinkedIn, ter um perfil completo hoje em dia não levantará qualquer surpresa. “Talvez o primeiro lugar que o contratante irá olhar quando ele tem um candidato para a vaga é o seu perfil no LinkedIn. É bom mantê-lo atualizado o tempo todo, assim você não precisará se apressar para completa-lo quando começar a procurar um novo emprego”, afirma Teach. Não indique que você está à procura de um emprego ali.

  • Não fale mal de seu atual empregador

    “Mesmo se você estiver numa situação ruim com um chefe tirano, é prudente demonstrar elegância e garantir que você não fechará portas”, aconselha Kerr. Mantenha seus pensamentos focados nos benefícios de avançar, melhor do que ater-se aos aspectos negativos do momento atual.

  • Deixe seus futuros empregadores saberem que sua procura é confidencial

    Teach sugere que você avise-os que você não quer que seu empregador atual saiba que você procura por um novo emprego e que você deseja que eles contem ao mínimo de pessoas possíveis que você está em processo de entrevista.

  • Anúncio publicitário
  • Não use nenhum de seus colegas de trabalho ou supervisores como referência

    Se algum deles for contatado enquanto você estiver no processo seletivo e eles não estiverem cientes de você está à procura de um novo emprego, vai ter muito o que explicar, diz Teach. Não se coloque nesta situação.

  • Agende suas entrevistas durante o horário que você não estiver no trabalho

    “Lembre-se de que o segredo é manter a produtividade alta durante o trabalho, e perder horas de trabalhos pode afeta-la diretamente,” diz Menke. “Não crie uma situação na qual seu empregador possa questionar sua lealdade devido a sua ausência no trabalho.”

    Tente agendar suas entrevistas antes do trabalho, durante o almoço ou depois do trabalho se possível, de forma a levantar o mínimo de suspeitas com seu atual empregador.

  • Mantenha-se focado no seu atual emprego

    Continue a trabalhar nos mesmos níveis de atuação, ou ainda maiores, aconselha Hockett. “É importante mostrar respeito e profissionalismo com seu atual empregador.”

    “Por mais difícil que possa parecer, esse é o momento de fazer um trabalho incrível para preservar sua reputação e estar apto a deixar o local de cabeça erguida quando for o momento,” aconselha Kerr.

  • Não use o computador, Internet ou computador da empresa para procurar por um novo emprego

    A maior parte das empresas controla o uso de sua internet, então qualquer coisa sobre sua procura de emprego pode parecer suspeita, comenta Teach. Use seu telefone pessoal ou celular.

  • Não se vista de forma diferente da normal

    Se você aparecer no trabalho de terno e gravata (porque tem uma entrevista de emprego) e você nunca os usa, pode levantar suspeitas. Teach aconselha a levar as roupas da entrevista e trocar-se no carro ou no banheiro quando você estiver de saída para o compromisso.

  • Não mencione sua procura por emprego nas redes sociais

    “Isso pode chegar ao seu empregador atual, assim como seus futuros empregadores podem ver a sua falta de discrição de forma desfavorável,” Hockett afirma.

    Lembre-se também de avisar seus amigos próximos a não mencionar nas redes sociais a sua procura.

  • Não coloque seu currículo em serviços online que empregadores utilizam para oferecer vagas

    Menke diz que muito possível que seu atual empregador veja seu currículo postado nesse tipo de serviço, o que criaria uma situação que pode ser evitada.

  • Sempre seja honesto se for confrontado pelo seu chefe

    Apesar de muitos dos pontos acima dizerem que você deve prevenir seu chefe de descobrir que você procura por um novo emprego, se ele te questionar sobre esse assunto, não minta. Não a nada a ganhar em engana-lo.

  • Diminua a procura se você perceber que é feliz onde está

    Você nunca deve parar de procurar por oportunidades de emprego, mas se perceber durante sua busca por um novo emprego que você está em uma ótima empresa, que tem um ótimo trabalho e que tem sorte de estar ali é aconselhável que você seja menos agressivo na sua procura, Mercke diz.

Não conte a ninguém no trabalho atual

“Não conte sobre sua procura e impeça que a informação se transforme em um boato,” diz Hockett. Dependendo da relação com seu chefe, você pode querer compartilhar a informação de que está à procura de um novo emprego, mas deixar seus colegas saberem pode fazer com que você não seja bem visto, especialmente se eles estiverem disputando sua vaga.

Compartilhe esta publicação: