Por que o seu negócio deveria ter um aplicativo próprio antes de 2016

Criar um app pode garantir funcionalidade e atendimento personalizado aos usuários

Scott Gerber
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Não há como negar que a geração Y tem contado com a ajuda de seus smartphones para cumprir suas tarefas diárias, desde buscar roupas na lavanderia até pedir algo para jantar. Mas, se você já tem uma versão mobile do seu site, desenvolver um aplicativo nativo é realmente necessário?

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Para descobrir, perguntamos a empreendedores o porquê de um aplicativo ser ou não ser indispensável. Ter acesso a dados do usuário, melhorar sua posição no ranking do Google e aumentar a taxa de conversão são apenas algumas das vantagens apontadas.

Entenda a necessidade de ter um app próprio e não apenas um site. Isso vai ajudar muita nos seus negócios:

  • Controlar a experiência do usuário

    Um aplicativo próprio permite mapear detalhadamente a experiência do usuário em seu celular e, assim, criar uma relação mais próxima com ele. Ao usar um app, é possível codificar gestos, funções e ações e, consequentemente, fazer da vivência do seu cliente algo muito mais prazeroso.

    Deslizar páginas e dar zoom com os dedos, por exemplo, pode tornar a navegação muito mais eficiente e efetiva. Além da interface do usuário, um aplicativo permite um uso maior da Interface de Programação de Aplicativos programados especificamente para a experiência que você está tentando proporcionar. Quando usado corretamente, o usuário entende a importância de usar um aplicativo e adota o uso de seu app como uma parte central da experiência.

  • Ter acesso a dados do usuário

    Aplicativos móveis permitem obter dados valiosos que podem ser rentáveis, como números de telefone, informações de localização e demográficas, contatos, perfis em redes sociais etc. É surpreendente o quanto esses dados informam e o quanto valem.

  • Melhorar sua posição no ranking do Google

    Frequentemente, o Google mostra aplicativos entre os primeiros resultados quando a busca é feita pelo celular. Ter uma posição alta no ranking tornou-se extremamente importante, uma vez que os usuários que buscam pelo celular raramente vão além dos primeiros resultados (enquanto os que buscam pelo computador costumam procurar mais). Assim, um aplicativo pode ser uma arma de SEO, ferramenta de rastreamento do Google, muito poderosa.

  • Usar as funções do smartphone

    Um aplicativo móvel é normalmente mais rápido e interativo e pode funcionar em conjunto com algumas funções do aparelho, como câmera, alertas, notificações e lista de contatos, que um website pode não ser capaz de acessar. Além disso, um aplicativo pode ser utilizado sem estar conectado à internet.

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  • Aumentar sua taxa de conversão

    Com um aplicativo nativo é possível obter uma taxa de conversão muito mais alta. Uma alta taxa de conversão é crucial para negócios de qualquer tipo e pode ser a diferença entre ficar atrás ou na frente da concorrência. A tecnologia está constantemente avançando junto com as expectativas dos consumidores e, se você atender ou ultrapassar essas expectativas, sua taxa de conversão aumentará rapidamente.

  • Aumentar o alcance aos consumidores

    Smartphones são muito usados para fazer buscas na internet, então é importante que seu negócio esteja na ponta dos dedos do usuário. Com um aplicativo, você estará gerando conveniência a seus consumidores, tornando seu produto ainda mais fácil de usar. Num futuro próximo, quase todos os negócios terão um aplicativo, então é importante adiantar-se e começar agora.

  • Maior engajamento dos usuários

    Versões mobile de websites são ótimas para exibir conteúdo básico, mas enfrentam limitações para interagir com o usuário. Aplicativos conseguem criar um canal de comunicação de duas vias focado especificamente em cada usuário. Websites requerem que o usuário tome a iniciativa de iniciar o contato.

    Com um aplicativo, a empresa consegue ser proativa ao atingir o consumidor ou um grupo de consumidores e iniciar um diálogo. Além disso, diferente dos sites, os aplicativos conseguem obter dados de localização para oferecer uma experiência ainda mais personalizada.

  • Agregar valor e funcionalidade

    A não ser que o aplicativo agregue valor ou funcionalidades que vão além do site, é um mito dizer que todas as marcas precisam ter seu próprio app. Comece com a experiência do seu cliente e com análises profundas dos usuários da versão mobile do seu website para ter certeza da necessidade e da oportunidade de mercado antes de investir em criar um aplicativo. Devido às altas taxas de abandono de aplicativos, pode ser prejudicial lançar um se não for necessário.

  • Tornar-se mais eficiente

    Se a versão mobile do seu website é mal preparada para solucionar problemas específicos, você deve considerar aplicativos nativos. Por exemplo, se os hóspedes do seu hotel esquecem as chaves de seus quartos com frequência, você pode melhorar a estadia deles permitindo acesso aos quartos via smartphones e/ou weareables.

    Ao avaliar a ideia de um app, alinhe seu investimento aos seguintes aspectos: receita, produtividade e qualidade de vida. Pergunte-se: “Como as funcionalidades de um aplicativo vão impactar um (ou vários) desses aspectos?”. Se você conseguir quantificar a oportunidade de negócio, pode ser a hora de lançar o app. Comece sempre pensando nos problemas do negócio e, depois, procure a tecnologia mais efetiva para resolvê-los.

  • Ser mais conveniente

    Com os avanços tecnológicos, a forma como as pessoas interagem e fazem compras mudam também. Atualmente, a população passa uma grande parte do seu tempo usando os smartphones. Além disso, a quantidade de informação apresentada aos consumidores no dia a dia é enorme. Sendo assim, ter um aplicativo para seu negócio é uma ideia inteligente por duas razões:

    Conveniência para o usuário: as pessoas não gostam de se esforçar para encontrar informação. Um aplicativo permitirá que seus consumidores encontrem informações sobre a sua empresa e os seus produtos rapidamente;

    Estar presente: ter o aplicativo da sua empresa no smartphone de seus usuários será uma forma de lembrá-los constantemente de sua marca. Mesmo que o consumidor não use o aplicativo com frequência, ele ainda estará olhando para o ícone e pensando sobre a empresa. Estar no pensamento dos consumidores é fundamental.

  • Integrar com o Apple Watch

    Se o Apple Watch fizer sucesso em 2016, será bom ter um aplicativo para celulares para funcionar em conjunto com o aplicativo dele. A maioria dos aplicativos do Watch usam os aplicativos do iPhone como suporte. Então, caso o Apple Watch seja importante para sua empresa (especialmente se for do setor de fitness), faz sentido começar a investir em um aplicativo.

  • Considerar primeiro o valor para seus clientes

    Isso depende do seu modelo de negócios e do fluxo. Se você é um vendedor ativo (oferecendo produtos ou serviços), então você precisa ter um aplicativo disponível para seus consumidores. Se você é um profissional liberal, ter um aplicativo não fará sentido para você. O ponto é: considere o valor que ter um aplicativo trará para seu público e pergunte a eles se o usariam regularmente.

Controlar a experiência do usuário

Um aplicativo próprio permite mapear detalhadamente a experiência do usuário em seu celular e, assim, criar uma relação mais próxima com ele. Ao usar um app, é possível codificar gestos, funções e ações e, consequentemente, fazer da vivência do seu cliente algo muito mais prazeroso.

Deslizar páginas e dar zoom com os dedos, por exemplo, pode tornar a navegação muito mais eficiente e efetiva. Além da interface do usuário, um aplicativo permite um uso maior da Interface de Programação de Aplicativos programados especificamente para a experiência que você está tentando proporcionar. Quando usado corretamente, o usuário entende a importância de usar um aplicativo e adota o uso de seu app como uma parte central da experiência.

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