Hackers atacam mais de 1 milhão de usuários da Asus

Getty Images
Brecha em atualização de software provocou a vulnerabilidade em 2018

Hackers atacaram “centenas de milhares” de donos de computadores da Asustek usando uma brecha de segurança na ferramenta de atualização de software da própria fabricante de computadores, disse a empresa de segurança cibernética Kaspersky hoje (25).

LEIA MAIS: Novo Asus tem segunda tela com teclado e trackpad dinâmicos

O ataque ocorreu entre junho e novembro de 2018, segundo a Kaspersky, e está atingindo possivelmente mais de 1 milhão de usuários ao redor do mundo.

A porta-voz da Symantec, rival da Kaspersky, confirmou o ataque contra os usuários da Asus.

“Com base em nossas análises, atualizações corrompidas foram disseminadas pelo servidor de atualização da Asus entre junho e outubro de 2018. Estas atualizações foram assinadas digitalmente com dois certificados da Asus”, disse a porta-voz da Symantec, Jennifer Duffourg.

Os hackers direcionaram os ataques para um grupo desconhecido de usuários, identificados pelos endereços MAC de seus adaptadores de rede.

Mais de 57 mil usuários da Kaspersky instalaram a versão com brechas de segurança do ASUS Live Update, segundo as informações da empresa.

A Kaspersky disse que informou a Asustek sobre o ataque em 31 de janeiro deste ano.

Representantes da Asus não comentaram o assunto.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).