5 motivos para vender o seu negócio agora

Ainda que o objetivo de aguardar a valorização da empresa seja compreensível, acelerar o processo pode ser muito vantajoso

Redação

Grande parte dos empresários com intenção de vender seus negócios adiam continuamente o momento da transação. Como justificativa, alegam que estão planejando sua saída para quando a empresa e a economia atingirem um pico simultaneamente. Quando perguntados sobre um período de tempo específico, normalmente respondem algo em torno de cinco anos.

Acessibilidade

VEJA TAMBÉM: 5 dicas para quem deseja fazer uma pausa na carreira

No entanto, algo muito comum é que, passados os cinco anos, estes empresários aumentem adiem a decisão e aumentem a previsão de tempo. Na verdade, muitos proprietários ficam presos em uma espécie de limbo em que sempre acham que estão a cinco anos de concluir o negócio.

Ainda que o objetivo de valorizar a empresa seja compreensível, estes homens de negócio arriscam perder uma janela de oportunidade. Veja, na galeria de fotos, 5 razões para considerar vender sua empresa logo:

  • iStock

    Você pode estar sufocando seu negócio
    Quando você começa seu negócio, você não tem nada a perder, então arrisca tudo em sua ideia. Mas, quando a empresa cresce, você naturalmente se torna mais conservador, porque seu negócio começa a, de fato, valer alguma coisa. Para muitos de nós, nossa empresa é o maior ativo, então a ideia de perdê-la ou uma nova ideia de crescimento se torna menos atraente. Nós nos tornamos mais conservadores e criamos entraves ao crescimento da nossa própria empresa.

  • iStock

    Dinheiro mais barato
    Nós estamos começando a nos recuperar de um período de crise, portanto, está mais fácil para que os investidores obtenham empréstimos. Isso quer dizer que pode ser um bom momento para vender o seu negócio, já que eles podem gastar mais.

  • iStock

    Planejar uma data para sua venda é uma ilusão
    Os custos da maioria dos ativos financeiros são correlatos, o que significa que o valor do seu negócio, de imóveis e das ações das maiores empresas se movem mais ou menos na mesma direção. Todos eles entraram em crise e estão, agora, começando a se recuperar. O problema é que você terá de fazer alguma coisa com o dinheiro que ganhar com a venda da empresa, o que significa que você irá, provavelmente, comprar uma nova classe de ativos pela mesma avaliação da qual você está saindo.

  • iStock

    Cybercrimes
    Se você moveu os dados dos seus clientes para a nuvem, é apenas uma questão de tempo até que você se torne um alvo dos crimes virtuais. É possível que você não tenha investido tanto quanto deveria em tecnologia nos últimos anos, quando os cybercrimes cresceram muito em todos os setores. Dependendo do tipo do seu negócio, os custos para se manter livre dos hackers podem ser muito altos, o que pode fazer com que a venda compense.

  • Anúncio publicitário
  • iStock

    Não há escalada corporativa
    Na maioria das ocupações, os ambiciosos precisam subir uma escada. Aspirantes a CEO precisam escalar metodicamente, alcançando um cargo após o outro, até estarem prontos para a principal posição. Eles precisam dedicar tempo, acertar na política e ter sucesso em cada nova tarefa para serem considerados para a próxima promoção.

    Ao escolher uma carreira como empreendedor, você pula essa escada. Você pode começar um negócio, vendê-lo, fazer uma pausa sabática, começar outro negócio e ninguém vai passar na sua frente. Seu segundo (ou terceiro) negócio tem mais chances de ser bem-sucedido do que o primeiro, então, quanto mais cedo você vender o negócio, mais cedo fará sua pausa e mais cedo começará a trabalhar no próximo.

    Pode ser tentador querer esperar para vender sua empresa quando a economia e o seu negócio estiverem, simultaneamente no auge, mas, na realidade, pode ser mais vantajoso vender logo.

iStock

Você pode estar sufocando seu negócio
Quando você começa seu negócio, você não tem nada a perder, então arrisca tudo em sua ideia. Mas, quando a empresa cresce, você naturalmente se torna mais conservador, porque seu negócio começa a, de fato, valer alguma coisa. Para muitos de nós, nossa empresa é o maior ativo, então a ideia de perdê-la ou uma nova ideia de crescimento se torna menos atraente. Nós nos tornamos mais conservadores e criamos entraves ao crescimento da nossa própria empresa.

Conteúdo publicitário